O Ministério Público do Amazonas deu continuidade, na manhã desta quinta-feira, 06/08, à testagem de covid-19 em membros, servidores e estagiários do grupo que retorna às atividades presenciais a partir do próximo dia 10/08, segunda-feira. O Grupo 2 é composto por membros lotados na capital que já tenham contraído covid-19 e estejam em situação de não transmissibilidade, não integram o grupo de risco e com filho em idade escolar sob cuidado próprio.

O plano de retorno segue as orientações prescritas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visando à proteção dos funcionários e do público. Desde as 8h de hoje, quando começou o expediente, todas as pessoas presentes no prédio do MPAM tiveram sua temperatura corporal aferida e foram submetidos à coleta de sangue para o teste rápido de IgM e IgG (coleta sorológica).

“Hoje devem ser testadas 87 pessoas, mas considerando as experiências da última testagem, esse número pode subir cerca de 10%. Se a pessoa que estava na lista não comparecer, entramos em contato para saber o motivo e adotar alguma medida, caso seja necessário. O resultado dos exames sai hoje, no final da tarde, e vai poder ser acessado, mediante login e senha, no site do laboratório. Para aqueles que fizeram a testagem, mas não estão na lista, o laboratório encaminha o resultado para a administração do MPAM e nós encaminhamos para eles”, relatou Frederico Abraim, diretor de administração do MPAM.

Para o retorno das atividades, foi realizada uma pesquisa com os funcionários, a fim de conhecer a realidade de todos, e dar sustentação à retomada das atividades presenciais com a segurança necessária.

Segundo informa Frederico Abraim, os funcionários que testaram positivo recebem o laudo e são encaminhados para um médico para que possam tratar. “Nesse teste que estamos fazendo, são detectados dois fatores, o IgM e o IgG. O IgG detecta anticorpos no organismo. Se o IgM der reagente, significa que a pessoa está com o vírus na fase ativa, ou seja, está transmitindo. Então quem testa IgM reagente, teoricamente, está na fase de transmissão, e, em razão disso, é orientado a procurar um médico com o laudo, e dependendo do que o médico disser, o funcionário retorna ou permanece trabalhando de forma remota”, explicou.

O cronograma de retorno segue até o início de setembro, de acordo com cada grupo, tendo a possibilidade de alteração caso haja mudanças na curva de contaminação pelo novo Coronavírus no estado.

Acesso limitado ao público externo – Nesse período, o acesso do público externo às unidades do MPAM estará restrito aos membros, integrantes do Poder Judiciário, Advocacia Pública, Defensoria Pública, advogados, peritos e auxiliares da Justiça, assim como às partes e interessados que demonstrem a necessidade de atendimento presencial (art. 5º, II, Resolução CNMP nº 214/2020). O retorno completo do quadro funcional do MPAM ao trabalho presencial está previsto para o início do mês de setembro, levando-se em consideração as informações oficiais prestadas pelas autoridades sanitárias sobre a situação da pandemia no Estado do Amazonas.

Text e foto: Jhualisson Veiga – Editado por Milene Miranda – ASCOM MPAM

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814