Representantes do Instituto Amazônico da Cidadania (IACI), o Fórum Permanente de Defesa da Saúde no Amazonas, Associação dos Auditores de Controle Externo do TCE e do deputado estadual Luiz Castro (Rede) foram até o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) explicar o objetivo do aplicativo ‘Transparência Fácil’.

A criação de um aplicativo para smartphones é um Projeto de Resolução apresentado por Luiz Castro, na Assembleia Legislativa (Aleam). O app para smartphones é resultado de demanda do Fórum e do IACI e foi recebido pela Mesa Diretora da Casa nesta quarta-feira (14).

O app objetiva disponibilizar, de forma gratuita, Relatórios Conclusivos de Auditorias do TCE-AM referentes às Prestações de Contas do Governo do Amazonas e dos 62 municípios, além de contas do governador, de secretarias de Estado, empresas públicas, sociedade de economia mista e fundações, da própria Aleam e de parceiras voluntárias, entre outros entes públicos.

“A finalidade é reunir todas essas informações na palma da mão das pessoas, literalmente. Mesmo que alguns órgãos já o façam em seus sites, o aplicativo busca a plena efetividade da transparência e fomento à participação social no acompanhamento e fiscalização dos recursos públicos”, assinalou Ivan Freitas.

A Conselheira Yara Lins – presidente do TCE-AM – afirmou que enviará aos setores judiciário e de informação, além do Ministério Público de Contas (MPC-AM) para análise do Projeto. “Estamos abertos a tudo que possa melhorar o nosso trabalho”, afirmou.

Fonte: Gabinete deputado estadual Luiz Castro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814