Telegram está com ordem de suspensão no Brasil hoje (26/04)

Aplicativo de mensagens Telegram - Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil

Brasil/BR – O Telegram está com ordem de suspensão publicada pela Justiça Federal do Espírito Santo, e deve ser removido das lojas App Store e Google Play Store ainda nesta quarta-feira (26). A decisão foi emitida pelo órgão a pedido da Polícia Federal, após o mensageiro não entregar à PF todos os dados solicitados para uma investigação sobre grupos neonazistas no app. De acordo com o jornal O Globo, o ministro da Justiça, Flávio Dino, já havia manifestado que o Ministério abriria processo administrativo contra o app, quando o Telegram não informou as medidas adotadas para conter grupos extremistas no aplicativo.

Motivo da Suspensão – O Telegram teve ordem de suspensão emitida hoje (26) após não entregar à Polícia Federal dados sobre grupos extremistas no aplicativo. De acordo com o documento oficial da PF, esses grupos estariam realizando “possível corrupção” de menores de idade, induzindo-os a compartilhar e praticar atos antissemitas e racistas. Além disso, também estariam incentivando que jovens realizassem ações terroristas, como os atentados que aconteceram em diversas escolas do Brasil neste ano.

A ordem foi emitida pela Justiça Federal do Espírito Santo. No dia 20 de abril, quinta-feira, o aplicativo tinha entregado apenas parte do material solicitado. Ontem (25), foi concedido ao mensageiro o prazo de 24 horas para entregar os dados, mas novamente o Telegram não acatou à ordem judicial. Segundo a PF, as informações solicitadas seriam importantes para o desdobramento das investigações.

A PF, no entanto, não foi o único órgão que se manifestou pela suspensão do aplicativo no Brasil. Na última quinta-feira (20), o ministro da Justiça, Flávio Dino, anunciou a abertura de um processo administrativo contra o Telegram, após o app não especificar quais medidas seriam adotadas para combater o avanço de grupos extremistas no mensageiro.

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814