PF combate o tráfico de drogas, receptação de veículos e lavagem dinheiro

Foto: Polícia Federal/divulgação

As penas máximas previstas para os crimes em questão podem ultrapassar os 40 anos de reclusão

Londrina/PR. A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14/7) a OPERAÇÃO MÃOS AMIGAS, com a finalidade de combater um grupo criminoso atuante na região de Londrina/PR, envolvido com o tráfico transnacional e interestadual de drogas, receptação de veículos e lavagem de dinheiro.

O objetivo da ação foi dar cumprimento a 30 mandados judiciais, sendo 15 de busca e apreensão, 10 mandados de sequestro de veículos, 3 mandados de sequestro de embarcações e dois mandados de sequestro de imóveis nas cidades paranaenses de Londrina, Cambé, Apucarana, Santo Antônio da Platina, Loanda e Porto Rico.

Além disso, houve o bloqueio judicial de bens móveis e imóveis e de recursos financeiros mantidos nas contas dos investigados até o limite de R$ 40 milhões. Durante a investigação, iniciada no final de 2019, foram realizadas 19 prisões em flagrante com o auxílio da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal. Devido a essa cooperação entre os órgãos de segurança pública, o nome da operação é “Mãos Amigas”.

Ao todo, foram apreendidos 13.259 kg de maconha; 698,4 kg de cocaína; 1,2 kg de crack e; uma estufa com 248 pés de maconha, além de dezenas de veículos receptados.

modus operandi do grupo criminoso consistia no tráfico de grandes quantidades de drogas do Paraguai ao Brasil; transporte da droga até a região de Londrina através de veículos receptados (provenientes de furtos e/ou roubos); e a distribuição das drogas a vários Estados da Federação, em especial da região sudeste do país.

Com o dinheiro auferido, os investigados construíram patrimônio que está sendo descapitalizado na operação. Ao todo, são 10 investigados e todos contam com registros criminais, tais como: tráfico de drogas, homicídio, corrupção ativa, porte ilegal de arma de fogo, receptação, estelionato, furto, descaminho, desobediência, dentre outros delitos. Além disso, os dois principais investigados já estão presos.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Londrina-PR

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814