Para diminuir os riscos de transmissão do coronavírus (COVID-19) e proteger a saúde de alunos e colaboradores, técnicos da Escola de Saúde da UniNorte – Centro Universitário do Norte estão produzindo o próprio álcool em gel em laboratório. A iniciativa é de uma equipe de técnicos liderados pelo professor Geverson Façanha, do Laboratório de Farmacotécnica da Unidade 1, situada no bairro Centro.
“Decidimos começar a produção para ajudar nesse momento em que não encontramos álcool em gel em quantidade suficiente nas lojas”, explica o professor. “A produção é para consumo próprio, em quantidade suficiente para alunos e funcionários”, completa.
O álcool em gel será disponibilizado nas unidades para uso da comunidade acadêmica. O professor garante a eficácia do produto, que é fabricado em ambiente adequado por técnicos capacitados.
“A eficiência é igual a dos industrializados pois garantimos a concentração correta do álcool, que deve ser de 70%”, diz. Os outros materiais utilizados na composição são o carbopol e a trietanolamina, produtos químicos que devem ser manuseados por indivíduos que tenham conhecimento técnico e estejam familiarizados com o processo de produção.
Medidas de segurança – A disponibilização do álcool em gel nas unidades da UniNorte faz parte de uma série de cuidados que a instituição adotou para garantir a proteção de alunos e colaboradores contra o coronavírus. Orientações sobre a melhor forma de higienização e cuidados básicos de saúde estão disponíveis para a comunidade acadêmica em cartazes e em todos os canais oficiais da universidade.
A instituição conta ainda com uma equipe de monitoramento da situação do vírus para garantir que todas as recomendações de saúde feitas pelos órgãos públicos e de vigilância sejam seguidas.
Como usar álcool em gel corretamente – O uso do álcool em gel é um dos principais aliados no combate à disseminação do coronavírus. Ele funciona como uma alternativa à lavagem das mãos, quando não existe acesso à água e sabão. Mas as pessoas devem ficar atentas: o álcool em gel pode não funcionar se as mãos estiverem muito sujas ou oleosas.
Confira o jeito mais eficaz de usar o produto, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC):
– Retirar todos os acessórios (anéis, pulseiras e outras joias) das mãos;
– Aplicar a quantidade recomendada no rótulo do produto na palma de uma mão;
– Esfregar o produto até cobrir a superfície completa de ambas as mãos, incluindo os dedos, as pontas dos dedos e unhas;
Fonte: Agência Brasil/Portal do Careiro
Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814