Candidatos denunciam irregularidades no processo seletivo do Hemoam no Amazonas

ALEAM - Foto: Iran Cavalcante - ASCOM Wilker

Manaus/AM – A galeria da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) recebeu nesta terça-feira, 19, um grupo de pessoas que reivindicam transparência no Processo Seletivo Simplificado/2021 da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam). Segundo os candidatos do PSS, diversas irregularidades ocorreram durante o certame, bem como na lista do resultado. A denúncia foi feita ao deputado estadual Wilker Barreto, que vem acompanhando o caso.

Um dos principais apontamentos dos manifestantes é a classificação de candidatos com nota final zero para assumirem as vagas disponíveis, durante a segunda fase. A comissão ainda descreveu outras situações duvidosas durante o processo, como: a COPEC/ Cetam reconheceu problemas no site durante o período de inscrição e publicou comunicado para informar que o mesmo ficaria em manutenção; suspenso.

“Segundo os documentos apresentados, o fato ocorreu durante o último dia da inscrição e a compensação foi de acréscimo de horas. Segundo os dados apresentados pela comissão de candidatos, é possível visualizar contradições”, disse Wilker, ao informar que os representantes da comissão vão reunir nesta quarta-feira, 20, com o Ministério Público (MPAM).

A incoerência dos resultados também chamou atenção. Isso porque, a Copec/ Cetam publicou o resultado da avaliação no dia 06/09/2021, cuja relação apresentava as pontuações alcançadas de todos os candidatos, mediante envio dos documentos do requisito básico e titulação (1ª fase). Dias depois, cerca de 80% dos candidatos foram surpreendidos com a eliminação sumária, e com a  publicação de uma nova relação de classificação. As justificativas de eliminação causaram dúvidas e indignação por conta da aprovação de candidatos que obtiveram zero como nota final, ou seja, não teriam apresentado títulos.

PSS – As vagas deste PSS foram para profissionais de nível superior, técnico, médio e fundamental. Os selecionados irão atuar no novo hospital do Hemoam, que está em construção em Manaus, e na unidade de hemoterapia em Coari (a 363 quilômetros da capital). O PSS foi realizado de forma virtual, coordenado pela Comissão Permanente de Concursos (Copec) do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam).

A técnica de hemoterapia Tereza Cortez presta serviço para o Hemoam há 32 anos. Ela participou do PSS e obteve classificação relevante na primeira fase do certame. Entretanto, ficou surpresa com a segunda fase do processo, em que foi eliminada, mesmo provando experiência. Ainda segundo a profissional que concorreu para técnica de farmácia, de um total de 16 vagas para esta área, apenas uma foi ocupada após a contagem final.

“No Cetam teve uma seleção que o Hemoam contratou e nós estamos sendo prejudicados. Eu tenho 32 anos de tempo de serviço no Hemoam, fiz o processo seletivo e fiquei  em primeiro lugar na primeira listagem  e,  na segunda, eu nem apareci mais. Tem gente com 0.0 de nota  que entrou. A gente quer explicação, quer respeito. A saúde está tão decadente, que até isso eles  não respeitam. Temos pacientes especiais, que precisam de tratamento específico. São muitas coisas erradas”, desabafou Tereza.

Fonte: Ascom Wilker Barreto

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814