Boletim alerta para aumento do número de casos de dengue no Amazonas

Foto: Divulgação/FVS-RCP

Amazonas/AM -Com o aumento do número de casos de dengue notificados, o Amazonas emite, nesta segunda-feira (30/01), um boletim de situação epidemiológica recomendando aos municípios e à população que fortaleçam os cuidados contra a disseminação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, foi identificado aumento de 106% no número de casos notificados de dengue no Amazonas, na comparação dos períodos sazonais 2021/2022 e 2022/2023: entre os meses de setembro a janeiro.

Municípios – Conforme o boletim, as maiores variações de casos foram registrados em Benjamin Constant (77,8%), Atalaia do Norte (28,8%), Santo Antônio do Içá (10,3%) e Ipixuna (9,6%).

Nos municípios com maior número de casos de dengue registrados nos últimos meses há circulação do vírus da dengue tipo 2 (DENV2) com ocorrência iniciada nos municípios da região do Alto Solimões, fronteira com a Colômbia e Peru.

O boletim tem o objetivo de alertar os gestores municipais a intensificarem as ações de vigilância e controle do Aedes aegypti com a preparação dos planos de contingência municipais e revisão e divulgação de fluxos assistenciais, como leitos de retaguarda, diagnóstico, transporte sanitário e notificação.

O alerta é estendido aos profissionais de saúde quando ao diagnóstico e atendimento em tempo oportuno dos confirmados para a doença e à população quanto à prevenção em ambiente doméstico, como evitar o acúmulo de água e a contaminação de calhas e caixas d’água de forma rotineira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fundação de Vigilância em Saúde Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP)

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814