Cerca de 20 mil pessoas que moram nas Reservas de Mamirauá e Amanã sofrem com a ausência do Poder Público. A pesca ilegal do pirarucu e de piracatinga foram alguns dos problemas apontados pelos representantes comunitários ao deputado estadual Luiz Castro (Rede).

Os representantes dos agentes da Associação dos Agentes Ambientais Voluntários (AAV) das Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá e Amanã apresentaram uma pauta de reivindicações, especialmente nas áreas da saúde, educação e segurança.

“Como a segurança é mínima nas Reservas, é frequente a invasão de áreas protegidas, especialmente das espécies protegidas no defeso, o comércio e captura de carne de caça e de quelônios e o uso sem controle da floresta. Iremos acionar novamente os órgãos responsáveis para que possam agir de forma correta nas RDS”, salientou Luiz Castro.

O parlamentar assinalou que irá levar as demandas para o Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), o Ibama e o Batalhão Ambiental. Segundo o deputado, o Poder Público deve acompanhar as atividades e auxiliar os agentes ambientais voluntários na preservação da Reserva.

Lázaro Alcimar – presidente da AAV -, Noé Parente da Paz, Luiz Sérgio dos Reis e Munis da Silva Araújo apontaram 15 problemas na região da RDS. Na saúde, os moradores precisam deslocar-se para as sedes dos municípios; sobre educação, eles têm acesso à escola até à 5ª série do Ensino Fundamental.

De acordo com Munis Araújo, o apoio à fiscalização é uma das mais importantes demandas dos moradores. Os agentes constataram uso de embarcações pesqueiras sem documentação, o abate de botos e jacarés para serem usados como isca da piracatinga. Em alguns momentos, os invasores chegam a assumir posturas violentas.

“Protegemos e utilizamos os recursos de forma manejada e sustentável, porém vemos até o roubo de alevinos de aruanã, entre dezembro a maio. Nada disso é correto ou a favor da Lei e do Meio Ambiente, mas nós continuamos a preservar. Por isso, solicitamos apoio do Poder Público para que possamos ter qualidade de vida”, finalizou.

As Reservas de Mamirauá e Amanã estão nos municípios de Alvarães, Maraã e Uarini.

Fonte: Gabinete deputado estadual Luiz Castro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814