Sistema Tático de Comunicações é desdobrado, sustentando a consciência situacional da Operação Ibicuí

Sistema Tático de Comunicações (SISTAC)

Rosário do Sul (RS) – Desde o dia 9 de outubro, o 1º Batalhão de Comunicações (1º B Com), detentor do Sistema Tático de Comunicações (SISTAC), considerado o maior da América Latina, encontra-se no terreno instalando, explorando e mantendo a infraestrutura de comando e controle (C²), em apoio à 3ª Divisão de Exército (3ª DE), durante a Operação Ibicuí.

O 1º B Com está planejando e operando, em coordenação com as Companhias de Comunicações das Grandes Unidades, o SISTAC, em apoio ao Grande Comando enquadrante, desdobrando, na região do Campo de Instrução de Saicã, seus diversos meios de consciência situacional.

Destaca-se, nesse aspecto, a abrangência proporcionada pelo SISTAC, que está fornecendo correio eletrônico e sistema C² em Combate para uma área de mais de 5.000 km². Além disso, o 1º B Com está mobiliando os meios de Tecnologia da Informação (TI) no Posto de Comando da 3ª DE e as Estações de Controle das Redes Rádio da operação.

A Operação Ibicuí vai até 21 de outubro, com um efetivo de aproximadamente 4.000 homens e cerca de 1.000 viaturas no terreno, sob Comando Operacional da 3ª DE.

Fonte:1º B Com

Agência Verde-Oliva

Twitter: @PortaldoCareiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814