SEDUC realiza programação para orientar e esclarecer comunidade escolar sobre o autismo

Mais de 300 estudantes com autismo estão matriculados em escolas da rede pública estadual em Manaus.

Com o tema “Autismo: conhecer para incluir”, a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio de sua Gerência de Atendimento Educacional Específico, promoveu, nesta sexta-feira (13), uma programação com o objetivo de alertar sobre o transtorno, minimizando os impactos do preconceito.

O evento é parte das programações do “Abril Azul” e também celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2 deste mês. Atualmente, 357 alunos com Transtorno do Espectro Autista estão matriculados em escolas da rede pública estadual da capital.

Pela manhã, a programação foi realizada no auditório do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), na sede da SEDUC, no bairro Japiim 2, zona sul de Manaus. O evento foi marcado pela palestra “Autismo: conhecer para incluir”, ministrada pela professora Regina Tiradentes. A ação foi direcionada a gestores e pedagogos que trabalham com a educação inclusiva nas escolas da rede pública estadual.

À tarde, a programação aconteceu no hall do Departamento de Programas e Políticas Educacionais (Deppe) da Secretaria e contou com exposição de materiais pedagógicos do MUPA (Mãos Unidas pelo Autismo); exposição de quadros e apresentação de danças pelos alunos da escola estadual Manoel Marçal; e apresentação dos alunos que praticam jiu-jitsu adaptado do Instituto Semear.

Autismo – Associado ou não a causas orgânicas, o autismo é reconhecível pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente a capacidade comunicativa e de estabelecimento de laços sociais. É também observado como uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação das pessoas, alterando também a forma como ela se comporta e estabelece relacionamentos.

Conforme especialistas, a ausência de linguagem, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, são alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2007, o Dia Mundial da Conscientização do Autismo – 2 de abril – chama a atenção para a necessidade de iniciativas voltadas para a promoção de um entendimento e esclarecimento sobre o assunto.

Fonte: SEDUC-AM

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814