Ações de capacitação alcançaram cidadãos e servidores públicos nas áreas de controle, correição, ouvidoria e prevenção da corrupção em todo o país


O Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) alcançou, em 2017, cerca de 68 mil pessoas em ações de capacitação e treinamento nos temas relacionados à sua missão institucional para prevenir, detectar e punir casos de corrupção e má aplicação de recursos públicos federais. Os eventos foram oferecidos tanto para os servidores da própria CGU como para agentes públicos atuantes em outros órgãos da Administração Pública nas esferas federal, estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil.

No âmbito da Secretaria Federal de Controle Interno (SFC), responsável pelas auditorias e fiscalizações, foram realizadas 88 ações de capacitação que atingiram 1.872 servidores da CGU e 2.515 servidores, incluindo militares e empregados públicos de órgãos e entidades da Administração Pública Federal.

No total, foram 4.387 servidores treinados em temas atuais e relevantes para a atuação da SFC, tendo como foco principal os assuntos relacionados às áreas de governança, gestão de riscos e controles internos.

Já na área de correição, as ações conduzidas pela Corregedoria-Geral da União (CRG) chegaram a mais de 1,2 mil servidores, que foram capacitados presencialmente em temas relacionados, principalmente, ao fomento e à supervisão da Lei Anticorrupção. 

Ouvidoria e prevenção – Na área da Ouvidoria-Geral da União (OGU), as ações de capacitação da realizadas em 2017 alcançaram diretamente cerca de 56 mil pessoas. Trata-se de crescimento exponencial em relação ao exercício anterior, em que tais ações alcançaram menos de 5 mil pessoas.

A novidade ficou por conta da modalidade Ensino a Distância, com o lançamento do curso de certificação em ouvidoria, que tem carga horária de 120 horas e é hospedado na plataforma de ensino da Escola Nacional de Administração Pública. Até o presente, somente no primeiro ano de oferta, o curso contou com mais de 51,7 mil inscrições.

Além disso, foram oferecidas 40 turmas presenciais em temas de gestão e prática em ouvidoria, atendimento ao cidadão, tratamento de denúncias, simplificação do Estado, defesa do usuário de serviços públicos e acesso à informação. Esses cursos capacitaram mais de 1,4 mil agentes públicos.

Também foram realizados dez eventos regionais de ouvidoria em parceira com o Conselho Federal de Contabilidade, que atingiram diretamente cerca de 1,3 mil pessoas nos estados, e dois grandes eventos nacionais de Ouvidoria, oferecidos a cerca de 1,5 mil agentes públicos, nos quais foram abordados temas referentes a direitos humanos, acesso a serviços, transparência e proteção do usuário de serviços públicos.

Na área de prevenção e combate à corrupção, foram realizados cerca de 40 eventos, que abordaram temas relativos à transparência e acesso à informação; ao controle social e educação para a cidadania; ao fomento da integridade pública e aos compromissos internacionais. Os eventos realizados pela Secretaria da Transparência e Prevenção da Corrupção (STPC) tiveram um público de mais de seis mil pessoas, entre servidores e gestores públicos de todas as esferas, representantes de organizações da sociedade civil e jornalistas.

Fonte: Controladoria-Geral da União (CGU)

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