Cabo de fibra ótica corta todo o município do Careiro e a prefeitura faz licitação para internet via rádio?

Cabos de Fibra Ótica Humaitá Manaus(AM) Foto: Edson Brito - Portal do Careiro
A prefeitura municipal do Careiro publicou no Diário Oficial dos Municípios através da Comissão de Licitação o Pregão Presencial N. 018/2017-SRP para a Contratação de Empresa Especializada de Internet Via Rádio.
Esse Aviso de Licitação é no minimo inusitado pelo fato de que o município do Careiro tem internet via fibra ótica na porta pois é cortado de ponta a ponta por dois cabos de fibra ótica da Embratel que vem de Porto Velho até Manaus. Porque a fibra ótica que atende uma grande parte da cidade de Manaus não atende o Município do Careiro?
Foto: Edson Brito – Portal do Careiro
É publico e notório que a internet fornecida por radio é inferior, menos confiável e menos estável que a internet via fibra ótica por causa das dificuldades técnicas de transmissão devido a distância até o município.
Destacamos a seguir alguns fatores que deixam a internet via rádio pouco confiável em relação a internet via fibra ótica.
1 – Devido a distância para chegar o sinal chegar até o município são necessárias várias torres repetidoras necessárias para repetir o sinal até o município o que compromete a confiança da internet fornecida, pois quanto mais torres com pontos de repetição mais possibilidades de ocorrer problemas técnicos e a consequente perda de sinal;
2 – Existe a necessidade de visada que significa basicamente que a antena de uma torre tem que enxergar a outra sem que haja no caminho obstáculos como um prédio, uma árvore, pois o sinal não pode ser interrompido tem que ir direto de uma torre a outra, de um ponto ao outro;
3 – As torres como todo o sistema estão sujeitos a descargas de raios muito comuns na região principalmente no período chuvoso do inverno que dura 06 meses na nossa região;
4 – Para funcionar tem haver a garantia de energia interrupta nas torres repetidoras, garantia esta que não temos nem na sede do município.
Poderíamos relacionar várias outras desvantagens da internet por via radio em relação a internet via fibra ótica, mas acreditamos que as apresentadas aqui já são suficientes para afirmarmos que a internet via rádio é praticamente inviável e provavelmente não irá atender as necessidade e as demandas da Prefeitura Municipal do Careiro.
Confira a baixo o aviso de licitação:
Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro´

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191- 9814