“Hospital e Pronto Socorro da Criança em Manaus está com medicamentos zerados e estoque crítico de farmácia”

Deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) - Foto: Artur Gomes

Manaus/AM – O deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) denunciou neste sábado, 8, que o Hospital e Pronto Socorro da Criança da Zona Oeste (HPSC Oeste), localizado na Avenida Brasil, bairro Compensa, está com medicamentos zerados e estoque crítico de farmácia. A revelação do parlamentar aponta que remédios como Gentamicina e Salbutamol, essenciais para o tratamento de pneumonia e bronquiolite, respectivamente, estão em falta na unidade de saúde infantil.

De acordo com o relatório do serviço de farmácia da última sexta-feira (07/10), dos 41 itens em estado crítico, 21 estão completamente zerados e em falta na Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), enquanto que o restante dos insumos estão sendo usados de forma racionada somente nos leitos e na dose da prescrição. Para Barreto, a ausência dos medicamentos na unidade de saúde voltada ao atendimento infantil é grave.

“Acabo de receber denúncias da falta de medicamentos importantes no Hospital da Criança na Zona Oeste, que podem estar colocando a vida das nossas crianças em risco. Falei com alguns médicos, Gentamicina é um antibiótico importante para pneumonia, assim como o Salbutamol que é fundamental para evitar o avanço dos casos de bronquite”, afirmou Barreto.

O parlamentar cobrou providências do Governo e chamou a atenção dos órgãos de controle acerca da problemática. “Eu estou fazendo a denúncia ao Ministério Público, cobrando providências do secretário de saúde e do Governo, eu tenho certeza que nenhuma criancinha de vocês está em risco lá, mas do povo humilde está”, ponderou o deputado.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Wilker Barreto

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814