quarta-feira, agosto 5, 2026

Casa do Povo? Os 10 pedidos de CPI seguem sem resposta na Câmara há 45 dias

Careiro/AM – Dez associações do município do Careiro protocolaram na Câmara Municipal 10 pedidos de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a aplicação de recursos públicos em diferentes áreas da administração municipal, entre elas a infraestrutura.

Os requerimentos foram encaminhados no dia 24 de abril à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), responsável pela análise da legalidade das matérias que tramitam no Legislativo. No entanto, passados 45 dias da protocolização dos pedidos, ainda não foi divulgado qualquer parecer ou decisão sobre o assunto.

De acordo com o Ato nº 009, de 8 de outubro de 2025, da Presidência da Câmara Municipal, a CCJR é composta pelos vereadores:

Presidente: Nélio Reis da Silva (Republicanos)
Vice-presidente: Laercio de Souza Vilar da Silva (MDB)
Membro: Romário Luis de Moura (Novo)
Suplente: Antônio Teixeira de Queiroz (Avante)

A comissão tem a atribuição de analisar a constitucionalidade, a legalidade e a técnica legislativa das proposições submetidas à Câmara Municipal.

A ausência de informações oficiais sobre os pedidos de CPI tem gerado questionamentos e aumentado a cobrança por transparência. As associações e a população aguardam esclarecimentos sobre o andamento dos requerimentos.

Entre as principais perguntas que seguem sem resposta estão:

• Onde está o parecer da Comissão de Constituição, Justiça e Redação?
• Qual foi o entendimento da comissão sobre os pedidos de CPI apresentados pelas associações?
• Houve alguma decisão ou encaminhamento oficial?

A sociedade tem o direito de acompanhar a tramitação de processos de interesse público e de ter acesso às decisões adotadas pelo Poder Legislativo.

Enquanto não há manifestação oficial, permanece a expectativa por respostas. O povo do Careiro aguarda um posicionamento da Câmara Municipal sobre o destino dos 10 pedidos de CPI.

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Brito do Portal do Careiro
Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS