Ao todo, o município de Careiro Castanho teve, somente este ano, 35 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. O número contabiliza os casos comprovados pela Justiça e as denúncias recebidas dos conselheiros tutelares. A informação é do deputado estadual Luiz Castro (Rede), que realizou ontem (28) uma audiência pública sobre o tema, no município de Careiro Castanho.
“Percebemos o aumento dos casos a cada ano. Mesmo com o trabalho do promotor João Guimarães; o delegado Daniel Antony e dos conselheiros tutelares, ainda a rede de proteção precisa ser fortalecida, com prevenção ao crime, o tratamento humanizado e adequado às vítimas e a Justiça sendo feita contra os abusadores”, salientou o parlamentar.
Presidente da Frente Parlamentar de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes (Frenpac-AM),  Luiz Castro ressaltou ainda que a falta de punição ao agressor deixa as vítimas desprotegidas e novamente agredidas. “Além disso, a impunidade dá sinal de que a Lei não tem a efetividade que precisa ter”, completou.
Da tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado prestou contas da audiência pública que aconteceu no Plenário Thomaz Ferreira, na Câmara Municipal do Careiro. O evento teve a participação de diversas autoridades e da população em geral.
O promotor daquele município, João Guimarães, lembrou que o aumento do número de abusos resultou em outro problema: a diminuição do acompanhamento do pré-natal.
“Se uma criança fica grávida, é porque houve abuso. Elas ficam com receio de ir ao hospital por medo de precisar denunciar o agressor. Isso acontece porque, por vezes, o criminoso deu vantagens financeiras ou, de alguma forma, continuar a abusar a vítima”, relatou.
Juçara Menezes – Assessoria de Comunicação Deputado estadual Luiz Castro (Rede Sustentabilidade) 

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191- 9814