Terminal Hidroviário do Careiro da Várzea-AM, uma obra “inútil” até os banheiros estão interditados

Foto: Edson Brito/Portal do Careiro

Careiro da Várzea-AM – O Terminal Hidroviário do Careiro da Várzea inaugurado em 2014 no Governo Dilma Rouseff é um amostra de como não se deve usar o dinheiro dos contribuintes. O fato é que o terminal que custou milhões aos cofres públicos, teoricamente o terminal seria para ser usado no embarque e desembarque de passageiros fluviais e rodoviários pela BR-319 dos variados destinos Careiro da Várzea, Careiro Castanho, Autazes, Manaquiri, Porto Velho e o outros municípios, em fim daria mais conforto e acessibilidade a um grande fluxo diário de pessoas, porém ao ser construído parece que não foram observados as peculiaridades da região quanto aos fenômenos da enchente e da seca, dos problemas:

Sem utilização – Na enchente como mostra a foto abaixo as rampas balsa/Porto Flutuante não são extensas suficientes para chegar em terra firme e ficam por todo o período que dura de enchente na média seis com uma parte dentro da água, no período da seca o mesmo problema a balsa de acesso fica muito longe e mais uma vez as rampas têm que ser improvisadas com taboas de madeiras e assim oferece riscos para a população durante todo o ano.

Foto: Edson Brito/Portal do Careiro

Falta de segurança: A foto a baixo mostra a dificuldade de homens, mulheres e crianças se equilibrando em para chegarem até os barcos que fazem o transporte na região, sem falar na dificuldades de acesso para de idosos ou portadores de alguma deficiência.

Foto: Edson Brito/Portal do Careiro

Banheiros Fechados por tempo Interditado: Se não bastasse os banheiro do Terminal Hidroviário do Careiro da Várzea estão com os “BANHEIRO FECHADOS POR TEMPO INDETERMINADO”, ou seja não nenhum previsão se e quando voltaram a funcionar novamente, mais um transtorno para a população e para os motoristas das associações de transporte de passageiros terrestre e fluviais.

Foto: Edson Brito/Portal do Careiro

Quem é o responsável pela manutenção e conservação do Terminal – Ninguém sabe ao certo responder a esta pergunta, uns dizem que é o DNIT, outros o Governo do Estado do Amazonas e outros que é a Prefeitura do Careiro da Várzea, mas o que se sabe ao certo é o terminal está em estado da abandono, prova disso que nem os banheiros podem ser usados porque simplesmente estão interditados o aviso da interdição supostamente feito pelo DNIT pelo menos a marca do órgão está no aviso.

Mau mau uso do dinheiro público – O Terminal Hidroviário do Careiro da Várzea da forma como foi construída não atende e nunca atendeu a população que é o objetivo de Terminal Hidroviários de passageiros e desde sempre se tornou uma obra ociosa, “Um elefante braco” inútil, um exemplo do mau uso do dinheiro dos contribuintes.

Na foto a baixo mostra o que seria a porta de entrada e saída de passageiros do Terminal que faz frente para o rio, como os barcos não conseguem encostar nem próximo pos asa rampadas de acesso do cais flutuante não chegam na porta de entrada do terminal nem no período de enchente,  nem na seca e assim acreditamos que por essa porta nunca houve seja embarque e desembarque de passageiros.

Na foto abaixo dá para se ter uma ideia da longa distância da porta de entrada do Terminal Hidroviário onde os passageiros deveriam embarcar e desembarcar para o local onde efetivamente ocorre o  embarcam e desembarcam de todos os passageiros que usam o transporte fluvial na região.

Foto: Edson Brito/Portal do Careiro

Tentativa de contato com o DNIT-AM – Obtivemos a informação que o responsável pela Administração de Hidrovias da Amazônia Ocidental seria o Sr. Keytson Coutinho da Silva, tentamos hoje (22) por duas vezes entrar em contato com ele pleo número (92) 3878-5765 porém fomos informados que ele estaria em uma reunião e que entrássemos em contato 40 minutos depois, assim o fizemos e mais uma vez fomos informados que ele permanecia em reunião e fomos orientados a entrar em contato pela parte da tarde, nos dois contatos fomos atendidos por uma pessoa que se identifico como sendo secretária do Sr. Keytson de nome Igrid, não tentamos mais contato.

Como não conseguimos informações ou qualquer resposta do DNIT-AM registramos hoje (22) no site do Governo Federal uma reclamação e pedido de explicação sobre o Terminal Hidroviário do Careiro da Várzea conforme Protocolo N. 50001.018936/2020-15.

Desde já disponibilizamos espaço neste portal para que o DNIT-AM faça os esclarecimento que achar necessário, ainda assim

Edson Brito da Redação do Portal do Careiro

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