Superação e inclusão: Alessandra Trigo ministra palestra nesta sexta-feira (26), em Manaus

Alessandra Trigo - 19º Congresso Amazônico de Gente e Gestão - Foto: Divulgação

Manaus/AM – Com 25 anos de atuação na defesa dos diretos a pessoas com deficiência, Alessandra Trigo é uma das palestrantes do 19º Congresso Amazônico de Gente e Gestão, da ABRH-AM

“Desenvolver suas potencialidades e olhar o que outro tem de melhor”. Com essa premissa, a mestre em Direito e entusiasta de políticas afirmativas para pessoas com deficiência, Alessandra Trigo ministrará nesta sexta-feira (26), a palestra “Vamos olhar além das lentes e mudarmos paradigmas”.

A palestra abrirá o segundo dia de atividades do 19º Congresso Amazônico de Gente e Gestão, promovido pela seccional Amazonas da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) no Centro de Convenções Vasco Vasques, zona Centro-Sul de Manaus.

Com 25 anos de serviços prestados ao setor empresarial e administrativo, Alessandra atua junto aos setores público e privado para implantação de políticas de desenvolvimento e inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

De acordo com Trigo, para que a integração dos futuros colaboradores seja efetiva, os principais responsáveis pelo sucesso do plano de ações são os ocupantes de cargos de liderança.

“Se eu não envolver todos, não consigo construir nada. Preciso conversar com o líder, pois é a figura que inspira. Se ele não inspira ninguém, será um trabalho perdido. Digo aos líderes: você acha que vai ter prejuízo contratando um funcionário que possui deficiência? Você vai ter lucro! É um investimento. Basta trabalhar as potencialidades de cada um”, afirma.

A história de Alessandra – Nascida em São Paulo, Alessandra possui Osteogênese Imperfeita (conhecida como Ossos de Vidro), doença congênita e hereditária que causa o enfraquecimento dos ossos, ocasionando maior risco de fraturas.

Por conta da osteogênese, Alessandra já sofreu 100 fraturas e precisou passar por 30 cirurgias. Tipificada em quatro níveis de gravidade, a doença atinge aproximadamente 1 a cada 20.000 pessoas.

Enfrentando desafios desde o seu nascimento, ela se diz grata pela criação familiar estável e credita como inspiração de vida o pai. “De uma certa forma precisei desconstruir paradigmas desde que nasci. Tive que romper uma porção de barreiras para poder chegar aqui. Ele tem a mesma síndrome que eu. Ele também teve que romper paradigmas há 80 anos e preparou a Alessandra para o mundo e que eu não ficasse na caixinha”, diz.

Segundo a gestora, uma das principais barreiras para que as pessoas com deficiência sejam acolhidas está na própria família, e Alessandra sugere um mecanismo para vencer esses obstáculos.

“Se você não tiver amor, você pode ter todo o conhecimento na mão que não vai acontecer. Eu vivi o amor na minha infância. Não poderia, por exemplo, participar das brincadeiras no intervalo por receio de me machucar, mas meus colegas de sala em nenhum dia me deixaram sozinha. A criança cuida. Se a gente prepara a criança nesses valores, ela será um adulto preparado para o futuro”, conclui.
Congresso

A palestra de Alessandra Trigo abrirá o segundo dia de atividades do 19º Congresso Amazônico de Gente e Gestão. O evento reúne palestrantes locais e nacionais e visa o compartilhamento de práticas de atuação ESG (Meio Ambiente, Social e Governança).

Com início às 9h, os painéis e debates do Congresso seguem até às 19h. Os ingressos e programação para o segundo dia de atividades estão disponíveis no site da instituição (https://congressoabrham.com.br/) ou podem ser adquiridos diretamente no evento.

Em simultâneo ao Congresso, acontece na plenária do Vasco Vasques a EXPOABRH, também das 9h às 19h. Para este espaço, a entrada é gratuita e o credenciamento é realizado na entrada do Centro de Convenções.

Serviço:
O que: 19º Congresso de Gente e Gestão/19º EXPOABRH
Quando: 25 e 26 de agosto, das 9h às 19h
Onde: Centro de Convenções Vasco Vasques – Av. Constantino Nery, 5001, Flores

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814