Santander Brasil prevê crescimento de 40% no número de microempreendedores no Amazonas em 2022

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§ Percentual é relativo à quantidade da base de clientes do Banco no programa Prospera Santander Microfinanças

§ 65% dos clientes no Estado são empreendedoras femininas

Com uma demanda crescente, o Santander Brasil projeta aumentar em 40,2% o número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, dedicado a micro e pequenos empresários. Entre os maiores tomadores de crédito estão os setores de serviços, confecção e alimentação, e as mulheres representam 65% desse público.

“Esses números são um importante termômetro do empreendedorismo no Amazonas e reforçam o impacto que esse investimento pode ter para impulsionar a geração de novos negócios e ajudar a solidificar aqueles já existentes. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, destaca Antônio Areias, superintendente executivo da Rede Norte Amazônica do Santander.

O programa Prospera Santander Microfinanças chegou a R$ 1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no País. O projeto faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Atualmente, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima no País um incremento de 30% ante o ano anterior.

“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.

O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

A tecnologia também é uma forte aliada. O agente verifica se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado, podendo conceder o crédito de imediato. Atualmente, a visita é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que possibilita o desembolso remoto e em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

Fonte: Kauê Diniz – Assessoria de Imprensa Santander Nordeste/Norte/Espírito Santo

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