Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil registrou um aumento na produção nacional de petróleo. Dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) revelam que em 2016 o aumento foi de 3,2%, atingindo 2,5 milhões de barris por dia. Já a produção nacional de gás natural avançou 7,9%, alcançando 103,8 milhões de metros cúbicos por dia no mesmo período.

De acordo com o órgão, o principal motivo da elevação foi a oferta de petróleo do pré-sal, que alcançou a média de 1 milhão de barris por dia no ano passado, subindo 33,1%. Na mesma área, a produção de gás natural continuou crescendo e totalizou uma participação de 38,2% do total nacional produzido em 2016.

“Os resultados obtidos no pré-sal reforçam a atratividade dos blocos deste horizonte geológico a serem ofertados nas próximas rodadas de licitação, com calendário aprovado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para os próximos três anos”, explicou a ANP em nota divulgada nesta segunda-feira (3).

Diante desses resultados, o País conseguiu reduzir a necessidade de importar petróleo em 44,9%. As exportações, por sua vez, cresceram 8,3% a uma média de 798,2 mil barris por dia, maior valor da série histórica.

Novas rodadas – Neste ano, estão previstas duas novas rodadas de concessão de áreas do pré-sal. Junto a outras licitações para exploração de óleo e gás, a estimativa é de que elas gerem de R$ 8,5 bilhões a R$ 9 bilhões aos cofres públicos.

Fonte: Portal Brasil, com informações da ANP

Twitter: @PortaldoCareiro
Redação: (92)99191- 9814