MPAM fiscaliza embarcações que vão para Parintins para combater exploração sexual

Foto: Waldir Oriente - MPAM

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) participa da Operação Chapa Quente, de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes durante o Festival Folclórico de Parintins. A operação, baseada em uma balsa no Encontro das Águas, fiscaliza até o dia 28/07, embarcações que levam brincantes a Parintins. A operação é coordenada pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), em paralelo ao trabalho de fiscalização da Marinha do Brasil (9º Distrito Naval), com participação, além do MPAM, do Conselho Tutelar e do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).

“É muito importante a presença do MP, acompanhando as fiscalizações realizadas pela equipe do Juizado Especial da Infância e Juventude, fazendo uma campanha de esclarecimento à população para prevenir desaparecimentos de crianças e adolescentes durante o Festival, bem como verificando a presença de crianças ou adolescentes sem responsáveis ou respectiva autorização”, disse a Promotora Romina Carvalho, Coordenadora de Apoio Operacional das Promotorias da Infância e Juventude.

No primeiro dia da Operação, servidores do MPAM distribuíram panfletos com orientações sobre segurança e cuidados com as crianças e adolescentes aos passageiros dos barcos fiscalizados, tirando dúvidas da população. O trabalho foi feito em conjunto com os servidores do TJAM, com abordagem de passageiros, distribuição de panfletos e fiscalização da presença de crianças ou adolescentes sem responsáveis ou respectiva autorização.

A equipe do MPAM participará dos três dias da Operação Chapa Quente, com a presença de servidores e Promotores de Justiça, para atendimento imediato a denúncias de situações que coloquem em risco as crianças e adolescentes nas embarcações e no Festival de Parintins.

“O primeiro dia foi muito produtivo, muito bom. Fizemos esse trabalho de conscientização em contato direto com a população. É um trabalho de equipe, com pessoas de vários órgãos”, relatou o servidor do MPAM Waldir Oriente, voluntário para participar da Operação.

Texto: Alessandro Malveira – ASCOM MPAM


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814


 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009