Moradores do Careiro Castanho são impedidos de atravessar na balsa por falta de autorização

Esperando autorização para atravessar para o Careiro - Foto: Enviada ao Portal do Careiro

Careiro/AM – Recebemos ligações de pessoas que chegaram de manhã no Porto do Ceasa para pegar a Balsa para atravessar para o município, uma dessas pessoas é um comerciante que veio para Manaus fazer compras e estava tentando retornar para o Distrito do Purupuru onde mora, ao tentar atravessar foi impedido por um fiscal da ARSEPAM – Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazona (Antiga ARSAM) que deu a seguinte informações:

Autorização para a travessia – Segundo o fiscal só pode atravessar quem tiver autorização do prefeito do município ou da Secretária de Administração (Informação não confirmada), que o nome da pessoa que deseja atravessar é enviado por e-mail para a ARSEPAM para poder liberado o embarque, o corre que esse procedimento é ilegal por se tratar de uma Rodovia Federal não foi divulgado para a população, além do mais é um processo burocrático e demorado, já pensou uma pessoa que mora no Araçá ou em outras comunidade distantes como fazem? terão que ir ao Castanho para tira uma autorização para atravessa? Tudo isso deveria ter sido esclarecido a população antes de tomar a essa medida que viola o direito constitucional de ir e vir. Voltando ao comerciante, enquanto isso a mercadoria do comerciante carne e franco já estava começando a se estragar, quem pagará o prejuízo?

Confirmação da informação – Diante da informação entramos em contato com a ouvidoria da ARSEPAM que confirmou a necessidade de autorização prévia para embarcar nas balsas rumo ao município do Careiro.

Desrespeito a população – Já houve casos de pessoas com sérios problemas de saúde que foram impedidas de volta para a sua casa no município, só depois de horas de espera conseguiu a autorização para embarcar na balsa.

Medida ineficaz – Se a intenção e conter a propagação do coronavírus no município essa medida arbitraria não terá nenhum efeito porque a transmissão do vírus no município Careiro já há muito tempo é comunitária, ou seja já está no município sendo transmitida pela população entre si, hoje o Boletim Epidemiológico do Município mostrou 501 casos confirmados e estatisticamente a cada caso informado firmado há 14 não notificados, então por essa estatistifica o município tem 7.014 casos de coronavírus.

Edson Brito da Redação do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814