Livro “A Amazônia Sustentável” lançado na Bienal do Livro do Rio e na Feira do Polo Digital de Manaus

Crisitna Monte autora do Livro "A Amazônia Sustentável" - Foto: Divulgação

Livro “A Amazônia Sustentável” apresenta uma visão abrangente e inédita do ecossistema empreendedor na região amazônica

A obra é resultado de um extenso trabalho da autora que entrevistou, recolheu relatos, depoimentos e análises de uma centena de pessoas. Seu grande diferencial é dar voz e reunir a contribuição desses atores que estão intrinsecamente ligados aos problemas e soluções que permeiam a questão do desenvolvimento sustentável da Amazônia.

No livro, a autora alinhava de uma maneira coerente e com uma linguagem acessível uma “colcha de retalhos”, que inclui aspectos como tecnologia, pesquisa científica, bioeconomia, educação, recursos humanos, turismo, agroecologia, exportação, propriedade intelectual, agentes de fomento.

Para isso, no livro os “personagens” apresentam sua contribuição em primeira pessoa. São professores, pesquisadores, pequenos, médios e grandes empresários, gestores das esferas públicas, empreendedores digitais, representantes de instituições, associações indígenas e outros agentes. Eles apontam as contradições que envolvem o empreendedorismo no bioma que mantém a maior e mais diversa floresta tropical e bacia hidrográfica do planeta.

Contribuições – Alguns dos mais prestigiados especialistas no tema Amazônia contribuíram com suas análises contundentes como o climatologista Carlos Nobre, o pesquisador norte-americano, que vive há anos na Amazônia, Philip Martin Fearnside, o historiador Júlio César Schweinckardt, entre dezenas de outros expoentes acadêmicos.

A voz feminina na Amazônia – Um dos diferenciais do livro é a presença feminina, pois entre os 100 participantes, 39 são mulheres. A autora conseguiu atingir um difícil balanceamento, considerando que a obra trata principalmente de tecnologia, inovação e empreendedorismo. Há representatividade das mulheres em todos os segmentos abordados, destacando o trabalho de pesquisadoras, cientistas, gestoras de órgãos e instituições público-privadas, professoras, empreendedoras, lideranças comunitárias.

O protagonismo feminino é, inclusive, tema de algumas partes da obra como a que aborda a equidade de gênero no mercado da tecnologia, a rede de empreendedorismo feminino e a liderança feminina em associações e no cooperativismo.

A contribuição da chamada nova economia – Manaus tem despontado como um ambiente promissor para o ecossistema da inovação. O livro destaca exemplos promissores entre govtechs, healthtechs, e startups que estão trazendo novas soluções em questões como energia, turismo, alimentos, desenvolvimento de games e muitos outros.

Ecoturismo como vetor do desenvolvimento sustentável – O ecoturismo é apontado em depoimentos no livro como um dos caminhos mais viáveis para aliar a preservação, a economia sustentável, o conhecimento e a cultura dos povos locais. Entre as diversas iniciativas em andamento um exemplo é a startup Fisggar, primeira plataforma local de conexão web voltada à pesca esportiva.

Composição do livro – O livro A Amazônia sustentável e o ecossistema empreendedor está organizado em 17 capítulos que tratam de temas como empreendedorismo, inovação, bioeconomia, educação, cultura, ecoturismo, articulação e trabalho em rede, o papel dos agentes públicos e da indústria.

A obra pode ser encontrada em uma edição especial e limitada de lançamento em inglês e português e outra somente em português com 216 páginas. A venda já está disponível ([email protected])  também é possível encontrar alguns dos cases que são retratados no livro.

Lançamento simultâneo – O lançamento acontece em dois eventos simultâneos. Na 20ª edição da Bienal do Livro, que acontece no Rio de Janeiro de 03 a 12 de dezembro, no pavilhão de exposições do Riocentro. Também terá um lançamento regional da na 3ª edição da Feira do Polo Digital de Manaus, que acontece entre os dias 9 e 11 de dezembro.

Apoios – A publicação da obra foi viabilizada com o apoio de empresas e instituições como Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT), Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), Fundação Muraki, Centro de Ensino Literatus, Instituto CESAR, Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), Grupo Dunorte (Atack Atacarejo), Rymo da Amazônia, TOTVS da Amazônia, Grupo Bemol, Instituto de Desenvolvimento da Amazônia (Idesam) e Sistema Hapvida.

A autora – A história da Cristina com a Amazônia foi construída em capítulos, assim como seu livro. A relação da jornalista, que é paulistana, com o “universo” amazônico começa em 1998 quando ela morou em Manaus pela primeira vez. Cristina conta no livro que, ao chegar sentiu como se estivesse em outro país, tamanha a diferença que percebeu entre esses dois mundos.  “Foi um mergulho intenso nos costumes, cultura popular, linguagem e culinária peculiares do Amazonas e tudo aquilo transformou a minha vida de um modo que eu não imaginava”, afirma.

Mais de dois anos depois ao retornar a São Paulo sentia que já não era mesma, tinha sido transformada pela força daquele lugar especial e vibrante. Em 2005 retornou para a capital amazonense de onde nunca mais saiu.

Na cidade foi editora de uma revista técnico-científica em uma fundação ligada à ciência e tecnologia (Fucapi). Estudou história na Universidade Federal do Amazonas e trabalhou como consultora de marketing para o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e atuou como diretora de Comunicação e Marketing para a Associação Brasileira de Recursos Humanos do Amazonas.

Desde 2018 é colunista de negócio do Jornal do Commercio. Apresentou programa TV relacionado ao tema do empreendedorismo e da tecnologia na Amazônia e criou um canal no Youtube. Fundou uma agência de comunicação e atualmente trabalha principalmente com assessoria de imprensa.

Como uma profissional que sempre esteve envolvida com os temas do desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo na Amazônia, Cristina se envolveu como voluntária na organização do evento Feira do Polo Digital, que teve a primeira edição em 2018. A feira reuniu e conectou muitas pessoas, iniciativas e projetos envolvidos no ecossistema digital amazônico.

Da edição de 2019 do evento, que teve como tema Manaus Inteligente, veio a inspiração para a criação do livro. “Ao atuar nesse ambiente integrador, compreendi que – muito além do evento – o ecossistema fortalecido poderia, com o tempo, representar muitas oportunidades de negócios para o Amazonas. Poderia, inclusive, ser um embrião de uma nova matriz econômica”, afirma Cristina.

A partir desse plano, Cristina parte a missão de contactar pessoas que pudessem traduzir as múltiplas vertentes do empreendedorismo sustentável na Amazônia. A autora conta que inicialmente pretendia entrevistar cerca de 25 pessoas. Mas, ao mergulhar cada vez mais no tema quando percebeu já tinha chegado a uma centena.

Com a pandemia, no começo de 2020, Cristina mergulhou no trabalho de organizar todo o material coletado e transformá-lo em um livro que reunisse uma centena de entrevistas, depoimentos, além de dezenas de análises, pesquisas e dados.

Ao concluir esse trabalho veio outro desafio: publicar sua obra. Depois de ouvir alguns não ou talvez de editoras, o espírito empreendedor falou mais alto e Cristina assumiu o desafio de editar e publicar seu livro. Ela também buscou apoio de empresas e instituições para essa empreitada.

Ficha Técnica – edição bilíngue
Código de barras – 9786599530180
Dimensões – 18X18X2,5
Editora – Fala Negócios de Comunicação
Edição – Colorida
Idioma – Português e inglês (bilíngue)
ISBN – 9786599530180
Número de páginas – 400
Peso – 500 gramas
Condição – Novo

Fonte: Cristina Monte autora do livro “A Amazônia Sustentável”

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