Hoje 19 de novembro é comemorado o Dia da Bandeira

Bandeira do Brasil - Imagem: Divulgação

A comemoração da bandeira recorda o dia 19 de novembro de 1889, data em que a bandeira republicana nacional foi instituída como a bandeira oficial do Brasil.

A Bandeira do Brasil simboliza a pátria e a união entre os estados e desde o início serviu para aumentar o sentimento de união entre todos os brasileiros.

A história do Dia da Bandeira do Brasil – No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.

A nova bandeira, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret.

A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A Faixa branca, onde se lê “Ordem e Progresso”, e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.

No dia 11 de maio de 1992 a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, de forma a incluir os novos estados da federação, como prevê a Lei n. 8.421, de 11.05.1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.

Conhecendo a Bandeira do Brasil

Significado das cores da Bandeira do Brasil – As cores da bandeira do Brasil são oficialmente quatro: verde, amarelo, azul e branco, e têm os seguintes significados ou representações:

Verde – representa a vegetação brasileira;
Amarelo – representa o ouro e as riquezas;
Azul – representa o céu e os rios brasileiros;
Branco – representa o desejo pela paz.

Significado das estrelas na Bandeira – A Bandeira do Brasil contém 27 estrelas, as quais representam cada um dos estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal.

Imagem: Divulgação

Formas geométricas na Bandeira do Brasil:

Losango: representa as mulheres que lutaram pela independência do Brasil. É uma forma de homenagear a Imperatriz D. Maria Leopoldina, que teve um papel importante na independência do País;

Círculo: representa uma esfera armilar manuelina. A esfera armilar é um instrumento utilizado na navegação e recorda o Descobrimento do Brasil, em que o rei de Portugal era D. Manuel I;

Faixa: dentre as várias interpretações, a faixa pode representar a luz solar ou o rio Amazonas.

Lema – O céu da bandeira é “cortado” por uma faixa branca ascendente com a inscrição “Ordem e Progresso” em verde.

Estas palavras fazem parte de uma frase maior: o amor por princípio, a ordem por base, e o progresso por fim. A autoria é do fundador do Positivismo, Auguste Comte, cujas ideias influenciaram na criação da República.

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814