Exclusivo: Empréstimos Consignados no Careiro é motivo de denuncia no MPF, MPAM e TCE-AM

MPF, TCE-AM e MPAM - Arte: Portal do Careiro

Careiro/AM – As constantes denuncias de servidores públicos do Careiro são recorrentes e datam desde administrações anteriores são sempre as mesmas, a prefeitura firma contrato com empresa que faz empréstimos consignados, os servidores fazem empréstimos, os valores são descontados automática e compulsoriamente da folha de pagamento dos servidores e o valor não é repassado para a empresa concedente ou intermediadora do empréstimo e assim os servidores ficam sem crédito no comércio.

Entenda porque este ano os consignados tomaram proporções maiores – Veja a  sequência dos fatos a seguir:

Dia 02/03/2021 – Os vereadores João Doza de Oliveira Neto (PSD) e José Renato Freitas Lira (PSC) enviaram o Ofício OF. 018/2021 G.VERDS ao Sr. Marcelo Cavalcante Ferreira Gerente da Agência da Caixa Econômica Federal no município do Careiro/AM pedido informações sobre o Contrato firmado entre o Banco e a Prefeitura do Careiro.

Dia 19/04/2021 – Resposta da Caixa Econômica Federal – Em resposta ao ofício dos vereadores a Caixa Econômica enviou um extrato dos Processos dos Consignados confirmando atrasos nos repasses e uma proposta de negociação do gestor do município;

Dia 16/04/2021  – Requerimento para Criação de CPI – O vereadores João Doza de Oliveira Neto (PSD), Jose Renato Freitas Lira (PSC) e Romário Luiz de Moura (PROS). Protocolam na Câmara dos Vereadores um Requerimento pedindo a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI para investigar as denúncias de irregularidades nos Contratos de Empréstimos Consignados firmado entre a Prefeitura Municipal do Careiro e a Caixa Econômica Federal;

Dia 26/04/2021 – O aborto da CPI dos Consignados – Nesta data o vereador Romário Luiz de Moura (PROS), um dos vereadores que havia assinado o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito, retira a sua assinatura, sem o número necessário para abertura da CPI 1/3 da Câmara, ou seja, 04 vereadores a CPI e assim a CPI dos Empréstimos Consignados sofre um aborto, foi morta mesmo antes de nascer.

O que há de novo – O presidente do IACi Instituto Amazonense da Cidadania o Sr. Luís Odilo Souza Reis, leitor assíduo do Portal do Careiro, mas primeiro deixa eu explicar o que é o IACi:

O Instituto Amazônico da Cidadania – É uma associação civil independente, sem fins econômicos e lucrativos, membro do Movimento Educar para a Cidadania-ADUA/Ufam que se fundamenta nos princípios da ética, da defesa dos direitos constitucionais do cidadão, no acompanhamento do desempenho das funções públicas, no combate à corrupção por meio do irrestrito controle social e na elaboração e execução de projetos sociais.

Providencias tomadas pelo IACi – Ontem 28/04/2021 foi protocolado um pedido de investigação ao DR. Thiago Pereira Correa Procurador-chefe da Procuradoria da República no Estado do Amazonas – PR-AM e hoje (29) nos mesmos moldes foram registradas representação ao Ministério Público do Estado do Amazonas – MPAM e ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas – TCE-AM, todas as representações foram de forma on-line.

O IACi acompanhará o andamento de todas as representações nos respectivos órgãos de controle

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814