Estudantes da Escola Estadual Pedro dos Santos no Purupuru participarão do Encontro de Empreendedores Sociais e Voluntariado (Impact AM)

Projeto “O Brado – Jornal Escolar” - Foto: Divulgação

Estudantes da Escola Estadual Pedro dos Santos, localizada na comunidade do Purupuru, no município do Careiro Castanho (a 24 quilômetros de Manaus), participarão, neste sábado (10), do 1º Encontro de Empreendedores Sociais e Voluntariado (Impact AM), promovido pelo Centro Universitário do Norte (Uninorte/Laureate). Eles fazem parte do projeto “O Brado – Jornal Escolar”, uma iniciativa de destaque da escola pública estadual que incentiva a valorização da história das comunidades locais do município.

Criado em 2016, o projeto possibilita que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pesquisem sobre as comunidades ribeirinhas do distrito do Purupuru.

“Nosso objetivo geral é envolver estudantes no processo de pesquisa do histórico das onze comunidades que compõem o distrito do Purupuru, bem como na construção, produção e difusão do jornal escolar com informações de interesse escolar e comunitário, promovendo, com isso, a autoafirmação desses estudantes, e oportunizando que eles tenham uma experiência de iniciação científica na prática”, informou o professor e coordenador do projeto, Rojefferson Moraes.

A iniciativa do projeto, segundo Moraes, surgiu com a proposta de produzir um acervo para a escola sobre as comunidades do Purupuru.  “O jornal surgiu da necessidade de produzir um acervo para a escola que não dispunha de materiais contendo informações sobre as comunidades do distrito, e da ausência de um projeto que engajasse esses estudantes em atividades que estimulasse a valorização da história local, bem como a preservação das histórias compartilhadas por meio da oralidade entre os moradores mais antigos do local”, explicou.

Ciência na Escola – O projeto foi selecionado, no ano passado, para o Programa Ciência na Escola (PCE), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), do  Governos do Estado, e conta com parceria da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O  projeto “O Brado – Jornal Escolar” tem como proposta apoiar a participação de professores e estudantes em projetos de pesquisa científica.

As atividades incluem pesquisas de campo, entrevistas, catalogação de dados, organização de dados, produção textual, edição, produção do jornal, divulgação e veiculação.

Para Moraes, o projeto tem influência positiva sobre os estudantes, contribuindo para a autoafirmação dos jovens no local em que estão inseridos.

“O projeto agrega valor muito significativo para a vida escolar dos estudantes, tendo em vista que ele traz no seu cerne um projeto de vida muito bem delineado nos seus objetivos, fazendo com que o os estudantes sejam protagonistas em cada um dos processos, se percebam como produtores de conhecimento, e se autoafirmem no território onde eles moram, o que resulta numa valorização da memória do Distrito, sua história, bem como suas potencialidades ambientais e culturais”, destacou Moraes.

Intercâmbio – A participação no Encontro de Empreendedores, ainda de acordo com o coordenador do projeto, é importante para promover o intercâmbio de conhecimentos.

“O intercâmbio de conhecimento é um dos mais importantes objetivos do projeto, pois possibilita que os estudantes tenham conhecimento de outros projetos de impacto social que estão sendo promovidos por jovens dentro das universidades e em empreendimentos sociais, e possam falar da experiência deles no projeto”, disse Rojefferson.

Encontro de empreendedores – Com o tema “Você pode mudar o mundo”, o Encontro de Empreendedores Sociais e voluntariado, será realizado na Unidade 7 da Uninorte, no Centro de Manaus.

O encontro contará com palestras e discussões a respeito de assuntos como “Economia Solidária”, “Justiça Restaurativa” e “Igualdade de Gênero”. O objetivo do evento é integrar os empreendedores e voluntários do Estado.

Além disso, a programação contará com o “Talk Show: empreendedorismo social” e “Pitch de empreendedores sociais”.

Fonte: Comunicação Seduc

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009