Enfermeira do Careiro Liliane Oliveira enviou Nota de Esclarecimento ao Portal do Careiro

Enfermeira Liliane Oliveira do Município do Careiro, preservamos a imagem do paciente.

Após tomar conhecimento da publicação no Portal do Careiro da matéria com o titulo: “Pacientes do Município do Careiro são deixados em hospitais de Manaus sem acompanhamento ou assistência do município” a enfermeira Liliane Oliveira uma das enfermeiras que fica de plantão na ambulância que faz o transporte de pacientes do Porto do Ceasa para hospitais em Manaus entrou em contato com o Portal do Careiro e enviou o seguinte esclarecimento:

                                               Nota de esclarecimento

A ambulância que realiza o transporte dos pacientes recebidos no Ceasa para os hospitais do estado é uma Ambulância tipo A, em 8 meses de implantação já atendemos 320 pacientes, todos foram atendidos conduzidos de forma segura até os hospitais e SPA. As Ambulâncias de Transporte (Tipo A) devem ser equipadas minimamente com sinalizador óptico e acústico, equipamento de radiocomunicação em contato permanente com a central reguladora, maca com rodas, suporte para soro e oxigênio medicinal (Portaria MS n. 2048/2002).

A Portaria MS n. 356/2013, em seu anexo II, elenca a conformação das equipes que devem tripular os diversos tipos de ambulância. Para as ambulâncias do Tipo A, faz-se obrigatória a presença de condutor de veículo de emergência e um profissional de enfermagem (enfermeiro, técnico ou auxiliar de Enfermagem). Estamos de acordo com a portaria exigida, temos os equipamentos necessários.

O dever dos socorristas na ambulância é de receber o paciente, estabilizar seus sinais vitais e hemorragias.

Realizar sua evolução em impresso próprio.

Conduzindo os de forma rápida e segura ao hospital referenciado.

Registrar o paciente na recepção do hospital ou maternidade.

Encaminhar o paciente e o prontuário ao médico plantonista do setor ao qual foi referenciado.

Após esses tramites o paciente esta sob a guarda do hospital ao qual ele deu entrada a equipe não pode permanecer na unidade e nem realizar qualquer procedimento, pois não faz parte da instituição, ficando o paciente sob a guarda do hospital até a sua alta.

A ambulância do município foi uma conquista um sonho realizado, não somente para a população mais para nós funcionários da saúde que sofremos juntamente com nossos pacientes, vendo sua agonia no porto do Ceasa esperando a ambulância do SAMU que passava de 4 horas de espera isso quando vinham, o prefeito atendendo ao pedido da população e de seus funcionários com muito esforço conseguiu implantar este transporte de estrema precisão.

O que foi relatado na matéria por este nobre paciente não é verdadeiro e ele sendo um homem honesto deveria se retratar por tratar as pessoas que se preocuparam com ele, que o carregaram em seus braços para lhe dar o melhor conforto no seu momento de dor, que não mediu esforços para que ele fosse atendido de forma mais rápido possível, como se pode ver na foto da matéria ele está na maca, coisa rara no nosso estado, haja vista os prontos socorros estão lotados, permaneci ao seu lado ate sua entrada no raio X, coisa que não seria de nossa responsabilidade, pois já havíamos o entregado aos funcionários do hospital, mais devido seu relato de dor extrema ficamos ao seu lado por mais tempo.

Quanto a representação tenho certeza que o coordenador tenta fazer seu melhor, priorizando o transporte para quem realmente precisa.

E um aviso a população se precisar da ambulância a mesma devera ser acionada com antecedência, para que fique aguardando sua chegada e com certeza você será bem atendido.

Enfermeira Liliane Oliveira (Lily).

Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009