Em Belém, o Dia do Soldado exaltou o papel da Força Terrestre na defesa e proteção da Amazônia Oriental

Fonte: CMN

Belém (PA) – Para celebrar os valores, tradições e a memória de Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, o Comando Militar do Norte (CMN) realizou diferentes atividades na capital paraense. O Dia do Soldado foi comemorado com atividades religiosas, apresentação da Banda de Música, exposições em praça pública e solenidade cívico-militar, que exaltaram o papel da Força Terrestre na defesa e proteção da Amazônia Oriental.

No dia 23, a fé integrou os militares do CMN, com a celebração de cultos ecumênicos. Os católicos acompanharam celebração na Basílica Santuário de Nazaré, os evangélicos participaram de um culto no Templo Central da Assembleia de Deus e os espíritas fizeram uma reunião no auditório do Quartel-General Integrado (QGI).

A Assembleia Legislativa do Pará realizou Sessão Solene em comemoração ao Dia do Soldado no mesmo dia. Os representantes da Casa dos Deputados Federais destacaram o trabalho do Exército no Estado na ocasião.

No mesmo dia, a banda de música do CMN realizou uma animada apresentação no Shopping Boulevard. O público acompanhou e se divertiu com um repertório de músicas regionais, como Sons do Pará, nacionais, com destaque para Brasileirinho; e internacionais, que relembraram artistas como Michael Jackson.

A solenidade militar ocorreu no dia 25, na Praça da Bandeira e homenageou o Duque de Caxias. A cerimônia foi presidida pelo Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, acompanhado pelo Comandante do 4º Distrito Naval, Vice-Almirante Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; pelo Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Anisio David de Oliveira Junior; pelo Vice-Almirante Edlander Santos; pelo Comandante da Ala 9, Brigadeiro do Ar Ricardo José Freire de Campos; e demais autoridades civis e militares. Na ocasião, as medalhas do Pacificador, do Exército Brasileiro e do Serviço Amazônico foram entregues para civis e militares das três Forças pelos trabalhos desenvolvidos em prol do Exército.

Em seguida, a Sociedade Amigos do Exército, a Associação dos Oficiais da Reserva e a Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra inauguraram seu espaço no QGI. Representantes das três associações acompanharam a cerimônia.

A exposição, que aconteceu no mesmo dia, na Praça Batista Campos, atraiu pessoas de todas as idades, principalmente crianças e adolescentes, que conheceram de perto o trabalho desenvolvido pelos militares do Exército Brasileiro na Amazônia Oriental.

Participaram da atividade a 8ª Região Militar, que trouxe para o público as formas de ingresso na Força Terrestre; o 2º Batalhão de Infantaria de Selva, que explicou aos visitantes o trabalho desenvolvido pelo militar em ambiente de selva; a Base de Administração e Apoio do CMN, com atividades para o público infantil; a 15ª Companhia de Polícia do Exército, que abordou o emprego dessa tropa especializada da Força Terrestre; o Colégio Militar de Belém (CMBEL), que atraiu o público interessado em ingressar na instituição de ensino já reconhecida na capital paraense pelo alto nível de ensino; o Hospital Geral de Belém, com procedimentos simples médicos e odontológicos, além de orientação para a população. As bandas de música do CMN e do CMBEL animaram o público.

O Exército Brasileiro comemora a data em homenagem ao nascimento de seu Patrono. O Marechal Luiz Alves de Lima e Silva foi chefe militar íntegro e guerreiro, justo e bondoso, além de estadista exemplar. Ele lutou pela consolidação da independência, pacificou conflitos internos e externos, sendo conhecido pelos seus feitos como “O Pacificador”. Em sua frase mais famosa, exalta sua luta pelo País: “Sigam-me os que forem brasileiros”.

Agência Verde-Oliva / Centro de Comunicação Social do Exército


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814


 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009