Dia (9) ITech Day apresenta conceito e aplicabilidade da Inteligência Artificial na indústria local

Fundação Paulo Feitoza - PF Tech

Manaus/AM  – Na próxima quinta-feira (09), às 17h, a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech) irá lançar o Programa iTech Day, com a temática `Inteligência Artificial´ (IA). O lançamento será realizado por meio de um Tech Talks exclusivo para a ocasião e contará com uma série de atividades para os participantes.

O iTech Day é um programa temático dividido em duas trilhas: negócios, para pessoas visionárias que buscam melhorar ou compartilhar as suas habilidades em experimentos de novos empreendimentos; e tecnologia, para pessoas que são solucionadores e desejam compartilhar os seus conhecimentos em tecnologia de ponta com os demais participantes.

A ideia de se escolher um tema específico para cada um dos 4 (quatro) meses de duração do programa é para que seja possível construir diferentes perspectivas. Nos próximos meses (outubro, novembro e dezembro), a FPF Tech apresentará outros temas da série.

De acordo com Gilson Akio Yamada, um dos organizadores do programa, especialista em Engenharia de Sistemas, graduado em Ciências da Computação e Analista de Sistemas na FPF Tech, o Programa iTech Day é uma inciativa que vai colaborar significativamente com as empresas da região. “A FPF entende a importância do seu papel no fomento de inciativas para a geração de inovação no ecossistema local e esse programa cria oportunidades para toda a comunidade aprender, compartilhar, praticar e inovar. O seu principal objetivo é oportunizar que todos possam aprender, praticar e até mesmo construir um negócio de sucesso em parceria com a FPF Tech”, ressalta.

Soluções por meio da IA – No evento, os participantes terão a oportunidade de aprender os conceitos e as práticas de IA dentro das empresas. Uma curiosidade do evento é que os participantes poderão reunir os problemas que possam ser resolvidos com a inteligência artificial e debaterem com o palestrante. Além disso, o programa oferecerá mentorias, acompanhando os participantes duas vezes na semana durante o mês de setembro, com a possibilidade de estender durante os demais meses. Vale ressaltar também que a programação do iTech Day deste mês inclui minipalestras interativas e dinâmicas com profissionais especializados.

O evento é aberto ao público e as inscrições são gratuitas, podendo ser realizadas pelo Sympla, no endereço eletrônico:                          https://bit.ly/InscriçãoTechTalks_iTechDay_InteligênciaArtificial.

Os participantes terão acesso ao programa de forma online, pela plataforma da Microsoft Teams.

Palestra de lançamento do iTech Day – A primeira palestra será com o professor Doutor André Luiz Carvalho, que apresentará o tema “Deep Learning: Não é Feitiçaria, é Tecnologia”, falando como aplicações de redes neurais profundas têm mudado a forma como interagimos com o mundo e mostrando como chegamos a esse ponto, bem como quais são as aplicações mais interessantes e quais são os possíveis rumos futuros de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de redes neurais.

O objetivo da palestra é desmistificar Deep Learning, abordando a sua origem, novas aplicações e modelos, mostrando os principais equívocos de quem está começando nesta área e como evitá-los. Carvalho diz que é importante discutir Deep Learning e Inteligência Artificial com o ecossistema local, analisando o impacto positivo às empresas.

“O impacto de IA nas empresas pode se dar em duas frentes: na parte de inovação, com a geração de novos produtos e funcionalidades que seriam consideradas coisa de ficção científica pelos usuários há alguns anos, como transcrição automática de áudio, super resolução, geração automática de imagens e vídeos e muitos outros. E na parte de Business Intelligence (BI) e Indústria 4.0, que englobaria como técnicas de inteligência artificial podem ser usadas para enriquecer ferramentas de BI, encontrando e extraindo informações que técnicas mais simples não conseguiriam e auxiliando na tomada de decisão, e como a IA alinhada aos conceitos 4.0 pode ser usada para aprimorar técnicas de automação e reduzir custos”, destaca.

Sobre o palestrante – André Luiz da Costa Carvalho, é professor-adjunto e coordenador do curso de Engenharia de Software da UFAM. Doutor em informática e pesquisador na área de recuperação de informação e aprendizagem de máquina com foco na aplicação de redes neurais profundas para processamento de linguagem natural.

Além de seu trabalho como professor e pesquisador, coordenou projetos de pesquisa em parceria com diversas empresas do PIM, como Nokia, Samsung e Motorola. Foi membro também do projeto ATMOSPHERE de cooperação entre instituições brasileiras e europeias, financiado pela UE.

Sobre o Programa: O Programa iTech Day, cujo primeiro tema é “Inteligência Artificial”, irá trazer oportunidades voltadas para validação de ideias e desenvolvimento de soluções especializadas através da experimentação, onde os participantes terão a oportunidade de aprender na prática, como validar uma ideia, desenvolver ou aprimorar a visão de negócio por meio de metodologias mais utilizadas no mercado.

O programa terá duração de 4 meses, trazendo palestrantes para compartilhar conhecimento e desenvolver na prática todo processo que envolve o tema principal. Além disso, haverá premiações para as soluções de maior destaque.
Para mais informações sobre o Programa iTech Day, acesse: https://marketing.fpftech.com/itechday#rd-form-joq3m2m5.
Serviço
• O que é: iTech Day — Inteligência Artificial
• Quando: Quinta-feira (09/08/2021)
• Horário: a partir das 17h
• Transmissão: Microsoft Teams
• Inscrição: https://bit.ly/InscriçãoTechTalks_iTechDay_InteligênciaArtificial

Fonte: Fundação Paulo Feitoza – FPF Tech

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814