Coral Vozes da Educação da SEDUC, usa a música como instrumento que contribui para educação

Foto: Divulgação/SEDUC

“A música faz parte do cotidiano das pessoas desde os primórdios das civilizações, e tem o papel não somente de entreter, mas de educar”, destaca o servidor e maestro Alex Herculano, do coral “Vozes da Educação”, da Secretaria de Estadual de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), que inicia suas atividades neste ano de 2018.

O coral está no seu quarto ano de atividades e atualmente conta com 32 participantes, sendo constituído por um maestro, instrumentistas, e coralistas escolhidos entre os servidores públicos estaduais ativos e inativos, estagiários e colaboradores, lotados na Secretaria Estadual de Educação do Amazonas.

“A música faz parte da educação, e nada melhor do que um coro de professores para cantar e usar a música como viés na educação”, destaca Herculano, que é graduado em Canto pela Universidade Federal de Pernambuco e em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil.

Objetivo do Coral – O coral Vozes da Educação tem como propósito estimular os servidores a desenvolverem talentos e habilidades, além do seu ambiente de convivência diária, despertando o senso de liderança, comunicação e trabalhando a respiração, expressão verbal correta e apresentação em público.

Para a psicóloga da Coordenadoria Distrital de Educação 2, Ketty Moreira, participar do coral tem sido uma terapia para ela, pois a música trabalha a mente. “O coral incentiva e motiva os alunos e professores. Ajuda a relaxar e ter uma produtividade melhor na escola”, disse Ketty, que é uma das coristas desde 2017 e faz a voz de contralto.

Decreto-lei – A Secretaria Estadual de Educação e Qualidade do Ensino – SEDUC, através da portaria GS nº 783 publicado em 19 de agosto de 2014, criou o coral denominado Coral Vozes da Educação, subordinado a Gerência de Promoção e Valorização do Servidor, do Departamento de Gestão de Pessoas – DGP.

De acordo com o professor, Rubens Leão, a música ajuda na hora de ensinar. “Nós aprendemos técnicas vocais, impostação de voz, e a teoria musical nos ajuda muito, na educação da voz”, disse Leão, que leciona na Escola Estadual Alfredo Campos.

Vagas para o Coral – A Gervs informa que as inscrições para participar do coral Vozes da Educação estão abertas para os servidores da educação do Estado, para canto ou como instrumentalistas. Aqueles que tiverem interesse deve ir ao setor da Gerência de Promoção e Valorização do Servidor na sede da SEDUC, ou no horário dos ensaios que são todas as sextas, de 15h as 17h, na sala E3 do Centro de Formação Profissional Pe. José Anchieta (Cepan), localizado na avenida Waldomiro Lustoza, Japiim 2, Zona Sul de Manaus.

“Todos podem, todos têm seu ritmo, pois acreditamos que aquele que tem voz pode cantar, basta querer participar, pois usamos esse espaço como valorização do servidor”, conclui o maestro.

Apresentações do Coral

  • Ensaio Didático no Teatro Amazonas com Coral do Amazonas;
  • Apresentação na Abertura do Dia Mundial da Água, no Centro de Convivência da Família;
  • Apresentação na Campanha de Saúde Vocal no Clube do Trabalhador – Sesi;
  • Apresentação no I e II Festival Amazonas de Corais – Famcor;
  • Apresentação no evento em Alusão ao Dia da Consciência Negra, no Anfiteatro da Ponta Negra;
  • Apresentação na abertura da I Mostra de Estudo de Casos do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação;
  • Apresentação no 4º Concurso Estadual de Prevenção à Violência contra as Mulheres e Certificação do Curso Empoderar Promotoras Legais Populares – Turma 2015.
  • Apresentação de abertura do I Festival Estudantil de Dança do Amazonas, no Teatro Amazonas.
  • Apresentação na Reinauguração do Centro Cultural Thiago de Mello.
  • Apresentação no Lançamento do Programa Bem-Estar do Servidor,

na Secretaria de Estado de Administração e Gestão – Sead

  • Apresentação em Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres, na Casa Civil.
  • Apresentação do lançamento do Dia D de Mobilização contra o HPV no Amazonas, no município de Iranduba
  • Apresentação na Cerimônia de entrega do barco do Programa de Atendimento Itinerante – PAI.

Fonte: Comunicação Seduc

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009