Conquistas com as ferramentas on-line para o Alistamento Militar e Exercício de Apresentação da Reserva

Brasília (DF) – O serviço militar é ato obrigatório a todo brasileiro nato que completa 18 anos. Trata-se de um dever cívico, assim como a apresentação do pessoal da reserva, após deixar o serviço ativo, outro compromisso que não pode ser esquecido. Por isso, o Exército está oferecendo aos cidadãos algumas comodidades para cumprir com essas obrigações, ajustando-se à tendência da Força em melhorar a prestação do serviço e se adequar à modernidade vigente.

O Alistamento Militar on-line teve início em 2017 e já se conquistou a marca de 21% de alistados por esse meio eletrônico. Em 2018, as inscrições, iniciadas em 1º de janeiro, com o encerramento previsto para 30 de junho, com ampla divulgação pela mídia, obteve, até o momento, a média de 6,5 mil cadastros por dia, marca considerável que demonstra o sucesso da ferramenta on-line, tornando os processos mais dinâmicos. Esses números podem ser vistos no infográfico ao lado, que ilustra os dados de 2017. As informações demonstradas registram um efetivo de quase 1,5 milhão de cidadãos alistados. Na incorporação, foram quase 90 mil jovens. Em 2018, pouco mais de 70 mil militares foram licenciados.

No tocante ao Exercício da Apresentação da Reserva (EXAR), controle de apresentação para o militar após sua passagem para a reserva, o intervalo de 1º de dezembro de 2017 a 31 de janeiro de 2018 despontou como um recorde, com mais de 220 mil apresentações de militares da reserva, número histórico quando comparado com dados anteriores.

Em 2017, outro fato merece destaque: as juntas de serviço militar processaram, com a migração do físico para o digital, mais de um 1,250 milhão de Fichas de Alistamento Militar (FAM), aumentando o registro de dados que alimentam os programas governamentais.

Esses números representam um marco na Diretoria de Serviço Militar (DSM), demonstrando a boa receptividade por parte dos jovens quanto à disponibilização desses novos meios, que favorecerá a todos os brasileiros.

Acesse aqui o Alistamento Militar on-line para o serviço militar inicial.

Acesse aqui o controle de apresentação on-line.

Fonte: Agência Verde-Oliva / Centro de Comunicação Social do Exército
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009