CGU lança Game da Cidadania que estimula adolescentes e jovens no combate à corrupção

A ação da CGU é dirigida a jovens e visa desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção - Foto: Ascom/CGU

Controladoria-Geral da União (CGU) lançou na última sexta-feira (7) a 1ª Edição do Game da Cidadania, iniciativa que tem o objetivo de estimular a reflexão e a conduta ética e cidadã entre o público adolescente e jovem. Fruto de parceria com o projeto Diálogos Setoriais, o jogo é realizado em plataforma virtual da CGU e usa o recurso de contação de histórias para testar o conhecimento do jogador. O lançamento aconteceu na Feira do Livro de Brasília (Felib), onde a CGU mantém, até o próximo dia 16, um estande com informações sobre as ações de promoção da ética e da cidadania que desenvolve junto ao público infanto-juvenil.

O Game da Cidadania é uma nova ação da CGU dirigida aos adolescentes e jovens de 12 a 17 anos, no intuito de desenvolver a consciência crítica sobre pequenos atos de corrupção que podem passar despercebidos no dia a dia, sendo muitas vezes classificados como de baixa relevância. O diferencial da iniciativa é o fato de qualquer pessoa nessa faixa etária poder participar, independentemente de a escola onde estuda estar engajada em algum projeto conduzido pela CGU.

O coordenador-geral de Cooperação Federativa e Controle Social da CGU, Adenísio Álvaro Oliveira de Souza, participou do lançamento e explicou a motivação da iniciativa: “nós já trabalhávamos com crianças matriculadas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, por meio do programa Um Por Todos! Todos Por Um!, mas faltava uma ação para envolver adolescentes e jovens mais velhos, de outra faixa etária”.

Etapas – A atividade está estruturada em três etapas que demandam o uso da tecnologia. Na primeira, o usuário precisa fazer um cadastro no sistema de concursos da CGU. A segunda etapa é o próprio jogo, que tem como base a gamificação/storytelling, cujo tema é “cidadania todo dia”. As questões apresentam situações de conflitos éticos do cotidiano para que o participante possa optar pelo posicionamento correto.

Os participantes que conseguirem acertar todas as questões da segunda etapa e fizerem a pontuação máxima ganham o direito de enviar o link de um vídeo de um minuto (1 minuto de cidadania) produzido por ele mesmo para concorrer a prêmios. A participação no concurso de vídeos constitui a terceira etapa do Game da Cidadania. Os vídeos serão julgados por comissão julgadora publicada em portaria, e os 10 melhores vídeos serão premiados com o valor de R$ 1 mil cada. Os vídeos vencedores serão publicados nas páginas e redes sociais da CGU, a fim de tornar o participante um protagonista da ação de combate à corrupção.

Durante todo o período da Felib, de 6 a 16 de junho, a CGU permanecerá no espaço fazendo a divulgação dos programas de educação cidadã. Entre eles estão o 11º Concurso de Desenho e Redação, cujas inscrições estão abertas, e o Programa Um Por Todos e Todos Por Um! Pela Ética e Cidadania, desenvolvido em parceria com o Instituto Mauricio de Sousa.

Fonte: Ascom/CGU


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814