O grupo Samel de Manaus afirma que o procedimento de entubação precoce em pacientes graves com covid-19 está errado. O diretor-presidente, Luiz Alberto Nicolau, divulgou um vídeo no Facebook, condenando o procedimento e cita a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O mundo inteiro está errado a OMS e todas essa diretrizes estão erradas. Não se deve fazer a entubação orotraqueal precocemente como está sendo pregado em todo mundo. Essa deve ser a última opção”, argumenta inicialmente Nicolau.

Ao mesmo tempo, Nicolau defende o uso da cápsula de respiração não invasiva, ou seja, que não necessita entubar no paciente, que foi desenvolvida pelos profissionais do grupo Samel, e critica o que ele chama de “burocratas”.

“E ficam alguns burocratas discriminando a nossa cápsula de ventilação não invasiva. Tem conselhos dizendo que é boa, mas precisa de estudo. Nós não podemos parar nosso pessoal para fazer paper”, afirma.

Segundo o diretor, a capsula foi melhorada pelos engenheiros do Instituto Transire e depois que a capsula começou a ser utilizada, nenhum funcionário “caiu” de covid-19. “Essas pessoas que estão nos criticando, estão em escritório, nos estamos no hospital. Os ventiladores mecânicos são caros e estão escassos, nos não vamos perder nosso tempo para fazer pesquisa, vamos gastar tempo para salvar vidas”, completou.

50 Paciente internados, nenhuma morte por Covid-19 – A Samel tem atualmente 50 pacientes internados com covid-19, e até o momento nenhuma morte. De acordo com o Luiz Alberto, quarta-feira, 13 pacientes receberam alta para casa, e na quinta, foram 7, onde 3 foram para casa e 2 saíram da UTI para os apartamentos.

Cápsula custa menos de R$ 100,00 – A primeira cápsula feita pelo grupo custou menos de R$ 100 e ajudou a salvar vidas. As cápsulas podem ser conferidas nos site www.institutotransire.org.br, www.samel.com.br e  www.samelhealthtech.br.

Link da Cabine de Proteção: https://www.samel.com.br/wp-content/uploads/2020/04/samel-cabine-de-protecao-passo-a-passo.pdf

Click na foto a baixo para assistir o vídeo:

 

Foto: Divulgação

Edson Brito da Redação do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814