Manaus/AM – No início da tarde desta sexta-feira (18), o prefeito Arthur Virgílio Neto assinou o decreto de fechamento da praia do Complexo Turístico Ponta Negra, que já inicia neste sábado (19). A medida foi tomada por conta de uma possível segunda onda de Covid-19 em Manaus.

Em coletiva de imprensa realizada na sede da Casa Militar Municipal no bairro Compensa, o prefeito também anunciou a edição de um novo decreto emergencial, intensificação das ações da Vigilância Sanitária municipal e posse de seis agentes indígenas de saúde no dia primeiro de outubro,que atuarão nas comunidades indígenas urbanas com sintomas da Covid-19, além da inclusão de sete novas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Hoje estamos passando de 11 para 18 unidades básicas de Saúde. Estamos ouvindo as orientações da OMS, seguindo como bíblia porque ninguém entende mais disso do que eles. A Covid-19 é uma doença sem lógica, impiedosa e que exige antecipação para poder combatê-la.”, disse o prefeito de Manaus.

inda na coletiva, Arthur Neto disse que medidas preventivas contra a Covid-19 serão tomadas em relação ao transporte público, em forma de decreto e que já está conversando com seus secretários para acertar os detalhes.

O secretário municipal de saúde, Marcelo Magaldi, disse que estas medidas foram tomadas após a constatação de aumento de número de casos e suposta segunda onda do vírus em Manaus, além de reuniões com os diretores de UBS na capital.

“Fizemos uma breve reunião com diretores das unidades de saúde municipais e eles confirmaram um aumento nos atendimentos. Então já estamos tomando medidas, por isso fechamos a praia da Ponta Negra e fiscalizaremos mais rigorosamente as pessoas se estão utilizando máscara, além dos estabelecimentos, para que não voltemos para aquele período negro de abril. O inimigo é invisível e é mortal, então todos precisamos nos prevenir”, concluiu.

UBSs preferenciais – Os horários de atendimento seguirão a rotina da UBSs de horário ampliado – de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h. Aos sábados, das 8h às 12h. A Clínica da Família Carmen Nicolau funcionará de segunda a sexta, das 7h às 19h e sábados, domingos e feriados das 8h às 18h. Nos locais, são realizados acolhimento, consultas, testagem rápida e dispensação de medicamentos. Se o quadro demandar, o paciente é encaminhado aos serviços hospitalares.

Distrito Leste
– UBS ALFREDO CAMPOS – rua André Araújo, s/nº – Zumbi 2
– UBS DR. JOSÉ AMAZONAS PALHANO – rua Antônio Matias, São José 2
– UBS MARIA LEONOR BRILHANTE – avenida Autaz Mirim, Tancredo Neves

Distrito Norte
– UBS AUGIAS GADELHA – rua A, nº 15 – Cidade Nova 1
– UBS BALBINA MESTRINHO – rua 17, nº 170 – Cidade Nova
– UBS MAJOR SÁLVIO BELOTA – rua das Samambaias, nº 786 – Santa Etelvina

Distrito Sul
– UBS JOSÉ RAYOL DOS SANTOS – avenida Constantino Nery, Chapada
– UBS MORRO DA LIBERDADE – rua São Benedito, Morro da Liberdade

Distrito Oeste
– UBS DEODATO DE MIRANDA LEÃO – avenida Presidente Dutra, Glória
– UBS LEONOR DE FREITAS – avenida Brasil, s/nº – Compensa 2
CLÍNICA DA FAMÍLIA CARMEN NICOLAU – rua Santa Tereza D’ávila, Lago Azul

Novas UBS Preferenciais seguirão o horário de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, em dias úteis.

Zona Norte: UBS Arthur Virgílio
Zona Sul: UBS Dr. Luiz Montenegro, UBS Theomário Pinto e Theodomiro Garrido
Zona Leste: UBS Ivone Lima e UBS Gebes de Medeiros
Zona Oeste: UBS Santos Dumont

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814