Careiro/AM – Tudo indica que ao longo da pandemia do coronavírus nenhuma medida tomada no Careiro Castanho surtiu efeito para conter o coronavírus prova disso é que diariamente acompanhamos os casos confirmados no município que só vem aumentando, aparentemente o “Fica em casa” não surtiu o efeito esperado para conter a disseminação do vírus na população, o fato é há tempos a contaminação passou de local para comunitária e qual a diferença?
Transmissão Local – Na transmissão local, sabe-se que uma pessoa se infectou pelo contato com outra, que contraiu o vírus após ter estado em região em que há contágio.
Transmissão Comunitária – Na transmissão comunitária ou sustentada, não se consegue mais mapear a cadeia de infecção e saber quem foi responsável pela contaminação dos demais, qualquer uma pessoa mesmo que não sinta nenhum sintoma pode estar transmitindo sem saber.
Veja o gráfico a baixo que mostra a evolução de pessoas confirmadas com o coronavírus no município no dia 01 de maio eram 98, passados 20 dias agora são 418 casos confirmados.
A meu ver a administração municipal já deve começar a planejar o plano B, ou seja, a reabertura gradativa do comércio no município tomando as devidas precauções sanitárias para que isso ocorra, a economia está parada os informais já não têm mais comida nem dinheiro, por exemplo como pagar a conta de luz? Os cortes estão suspensos, o que não significa que as contas não serão cobradas, os débitos deste período não foram perdoados o contador de energia continua funcionando dia e noite, as dividas serão cobradas mais cedo ou mais tarde.
Lembrando ainda que todas as decisões tomadas durante a pandemia irão refletir nas urnas nas eleições 2020, principalmente a questão dos gastos que devem ser divulgados no site da Transparência mostrando tudo o que foi gasto durante o período de duração do Estado de Calamidade Pública no Município do Careiro e será assim em todos os municípios do Amazonas e do Brasil, certamente o povo vai querer saber como e onde foram gastos os recursos públicos destinados para combater a pandemia.
Edson Brito da Redação do Portal do Careiro