Autoridades nacionais e estrangeiras visitam o Exercício Viking 2018 Maior treinamento militar de simulação de missão de paz no mundo acontece no Brasil.


No dia 24 de abril, terça-feira, às 09:00 horas, autoridades nacionais e estrangeiras visitam o Exercício Viking 2018. A atividade será realizada no Quartel-General do Comando Militar do Planalto, em Brasília, DF, aberta a convidados e à imprensa.

Histórico – O Exército Brasileiro participa do Exercício Viking 2018, que ocorre em Brasília, até 26 de abril, sob a coordenação do Comando de Operações Terrestres (COTER). Trata-se de uma simulação virtual de emprego de tropa no contexto de missão de paz, planejada e conduzida pelas Forças Armadas da Suécia, em parceria com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento acontece desde 1999, a cada quatro anos, e está em sua 8ª edição. Este ano, é a primeira vez que um país de fora do continente europeu atua como participante e sedia uma das instalações remotas. A realização do Exercício, em território brasileiro, consiste no desdobramento de um sítio remoto conduzido pelo COTER, que atua, concomitantemente, com o sítio do Exercício no país sede (Suécia), e com outros quatro sítios remotos (Bulgária, Finlândia, Irlanda e Sérvia). O Exercício tem a participação de 2.500 pessoas, entre representantes e observadores de 42 países e de 80 organizações governamentais, não governamentais e internacionais. Do sítio remoto brasileiro, atuam participantes de cerca de 20 países.

O Viking 2018 tem como objetivo treinar os participantes para que estes conheçam os desafios das atuais e futuras necessidades, em resposta a crises internacionais e operações de missão de paz multidimensionais. Outras informações sobre a visita de autoridades nacionais e estrangeiras ao Exercício Viking 2018 podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou telefone (61) 3415-6949.

Serviço:
Visita de autoridades nacionais e estrangeiras ao Exercício Viking 18
– Data: 24 de abril de 2018 (terça-feira).
– Horário: 09:00 horas.
– Local: Quartel-General do Comando Militar do Planalto, Setor Militar Urbano, Brasília, DF.
– O evento é aberto a convidados e à imprensa.

Fonte: Agência Verde-Oliva

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814