Manaus/AM – Nesta quarta-feira (23/07), o governador Wilson Lima inaugurou a Cozinha Escola da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), em uma parceria com o Consulado-Geral do Japão em Manaus.
A iniciativa foi viabilizada por meio do programa de Assistência para Projetos Comunitários (APC), promovido pelo governo japonês, que tem como objetivo fortalecer ações sociais e comunitárias, contribuindo para a inclusão e o bem-estar da população.
A inauguração aconteceu na sede da FUnATI, no bairro Santo Antônio, zona Oeste de Manaus.
A Cozinha Escola irá oferecer cursos e oficinas de culinária para alunos da pró-reitoria de Extensão, Cultura e Lazer da FUnATI, promovendo alimentação saudável e a possibilidade de geração de renda para pessoas idosas.
Yuichi Miyagawa, do consulado japonês, disse durante a inauguração: “Estou muito feliz em realizar este projeto que vai trazer saúde e qualidade de vida para a população da terceira idade. O governo do Japão tem realizado muitos projetos nesse sentido, e este ano nós comemoramos 130 anos de relações entre Brasil e Japão. Temos uma longa história de amizade”.
O Governador Wilson Lima disse: “Iniciamos esse projeto pela Afeam em parceria com a FUnATI, e a gente descobriu que a formação técnica dessas pessoas na terceira idade era um grande entrave. Por isso, começamos a oferecer cursos específicos para esse público, pelo Cetam, e estamos ampliando ainda mais essa iniciativa com essa cozinha, que é mais uma oportunidade de empreendedorismo para esses idosos. Queremos mantê-los inseridos no mercado de trabalho”.
O reitor da Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), Dr. Euler Ribeiro, agradeceu o apoio do Consulado-Geral do Japão em Manaus e do Governo do Estado do Amazonas pelos investimentos na instituição.
Durante a cerimônia, o reitor destacou a importância da colaboração internacional e do compromisso do governador Wilson Lima, que anunciou a construção de mais 10 salas de aula na FUnATI. A ampliação permitirá dobrar a capacidade de atendimento, passando de 3 mil para 6 mil alunos com 60 anos ou mais.
“Essa parceria reforça nosso compromisso com o envelhecimento ativo e com a valorização da pessoa idosa por meio da educação”, afirmou Dr. Euler.
Da Redação, Brito do Portal do Careiro
