Manaus/AM – A chefa da Enfermaria do Hospital Delphina Aziz, na zona Norte de Manaus, Neuma Bandeira, avisou, nesta quarta-feira (16/9), que a segunda onda de Covid-19 chegou à capital. A confirmação está em um áudio gravado por ela (ouça, ao final).

“Acabei de sair duma reunião agora, e a FVS já considera o início duma segunda onda”, diz o áudio. A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) ainda não se manifestaram oficialmente para confirmar se Manaus começou a entrar numa segunda onda de Covid-19.

No áudio, Neuma Bandeira também destaca que o Estado vai rever o uso do Delphina Aziz, referência no tratamento de Covid-19. Nos últimos dias, o Governo do Amazonas vinha anunciando que o hospital voltaria a atender casos não-Covid, uma vez que a demanda por leitos de Covid-19 tinha caído. “Aquele anúncio que o Governo está fazendo que o Delphina ia voltar a atender todas as especialidades, ia voltar cirurgia, mudou tudo. Vamos, inclusive, aumentar mais leitos de UTI para receber Covid”, diz Neuma.

Internações No alerta, Neuma Bandeira destaca que o número de internações tem aumentado no Amazonas. A especialista cita as UTIs dos hospitais particulares. “Estão cheias”, enfatiza. O boletim mais recente da FVS-AM, divulgado na noite de ontem (15/9), indica que, entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas, há 288 pacientes internados. Desse total, 187 estão em leitos clínicos (70 na rede privada e 117 na rede pública) e 97 em UTI (52 na rede privada e 45 na rede pública). Há, ainda, outros 54 pacientes internados considerados suspeitos e que aguardam a confirmação do diagnóstico. Desses, 39 estão em leitos clínicos (19 na rede privada e 20 na rede pública) e 12 estão em UTI (sete na rede privada e cinco na rede pública).

Ouça o áudio a seguir:

Fonte da Matéria: Portal Marcos Santos

Da Redação do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814