TRE-AM reafirma compromisso com o projeto “Amazônia Conectada”

Para superar a ausência de infraestrutura de telecomunicações foi idealizado o Programa Amazônia Conectada, com a proposta de realizar a conexão dos municípios isolados da Amazônia através de fibra óptica. Uma vez que não há posteamento na floresta, optou-se pelo lançamento de uma rede de fibra óptica nos leitos dos rios, visto que os caminhos hidroviários são as estradas naturais da Região.

Inicialmente, cinco municípios do interior do estado serão contemplados: Itacoatiara, Novo Airão, Barcelos, Tefé e Fonte Boa.

Para a justiça Eleitoral, o ganho será significativo, uma vez que oportunizará a integração das zonas eleitorais do interior com a capital, além de outras vantagens como maior rapidez na tramitação dos processos que poderão migrar do primeiro para o segundo grau – via eletrônica -, com a facilidade de poderem ser consultados a qualquer tempo e de qualquer lugar, pelos interessados.

Durante o encontro, o secretário de Tecnologia da Informação frisou o compromisso da presidência do TRE em dar continuidade ao projeto para que todos os municípios do interior sejam beneficiados com a internet de banda larga, permitindo também a Inclusão digital dos povos indígenas e das populações ribeirinhas.

Na reunião de hoje estiveram presentes: o Secretário de TI do TRE, Rodrigo Camelo, o Diretor de TI do Tribunal de Justiça, Thiago Facundo e representantes do Exército, entre eles o Gerente do Programa Amazônia Conectada, General Decílio de Medeiros Sales e o Chefe do 4º CTA (Centro de Telemática de Área), Tenente-Coronel Marcelo Corrêa Horewicz.

Amazônia Conectada

A adoção do Programa Amazônia Conectada visa, não apenas ser mais uma forma de conexão para a Região Norte, mas, também, estabelecer um novo marco de desenvolvimento do país, através da informação e do conhecimento.

Sendo o leito dos rios a melhor escolha, a utilização de um cabo óptico subfluvial é a solução mais indicada como base, para se construir uma rota tronco, solidificando ainda mais a vocação da Bacia Amazônica como o melhor curso natural para esse majestoso canal de informação.

O programa foi lançado em julho de 2015 pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação, Defesa e Comunicações e tem a participação da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

Siga o Portal do Careiro nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/portaldocareiro/
Twuitter: @PortaldoCareiro


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009