Manaus/AM – A servidora da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Tatiana Pires, foi aprovada na seleção para o doutorado do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILDM/Fiocruz Amazônia). O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (17/12). Pires é pesquisadora da Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da unidade hospitalar.

O projeto de doutorado contará com a colaboração do serviço de Oncologia Clínica da Fundação Cecon e será orientado pelo pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca. A pesquisa tratará sobre a “Frequência e caracterização evolutiva de SARS-CoV-2 e a presença de anticorpos séricos contra o vírus em pacientes atendidos em um hospital público de referência em oncologia do Estado do Amazonas”.

Segundo Pires, o estudo poderá identificar e caracterizar a evolução do SARS-CoV-2 em pacientes oncológicos e monitorar outros vírus respiratórios em casos suspeitos de Coronavírus. Ela explica que a Covid-19 vem atingindo o Amazonas de forma bastante expressiva, muitos de seus aspectos ainda não foram totalmente elucidados na população em geral e, muito menos, em pacientes oncológicos.

“Ter esse conhecimento é essencial para aprimorar as estratégias de controle que possam contribuir para o gerenciamento dos pacientes oncológicos”, destacou.

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon): Luís Mansueto (3655-4600, 3655-4784 e 99103-0959) e Laís Motta (98825-1372). E-mails: comunicacaofcecon@gmail.com e comunicacao@fcecon.

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814