Desde o início do mês, estão sendo veiculados nas redes sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) – Twitter, Facebook e Instagram – vídeos de palestrantes que farão parte do Seminário Internacional Fake News e Eleições. O evento conta com o apoio da União Europeia e será realizado nos próximos dias 16 e 17 de maio, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília.

Em um dos materiais publicados, o gerente de políticas públicas do Twitter no Brasil, Fernando Gallo, adianta que abordará em sua palestra o trabalho feito pela empresa na área da “saúde da conversa pública”, o que inclui a qualidade da informação que circula na plataforma.

Em outro vídeo, o professor de Marketing e Comunicação Política e consultor de Marketing Digital, Marcelo Vitorino, diz que apresentará ideias de trabalho em conjunto com o Legislativo para a definição do princípio da territorialidade e da competência para julgamento de crimes realizados em ambiente virtual. Ele também abordará a importância de se estabelecer algumas parcerias, tais como com a Polícia Federal e com plataformas que hospedam conteúdos digitais.

Já o diretor do Departamento para Cooperação e Observação Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Gerardo de Icaza, informa que falará sobre o impacto das redes sociais em eleições realizadas nas Américas.

Painéis – Ao todo, seis vídeos estão sendo veiculados nas redes sociais do TSE, mas a programação completa do Seminário conta com mais de 20 palestrantes de cinco painéis temáticos: “Lei eleitoral e os limites da propaganda”, “Eleições e fake news no mundo”, “Liberdade de expressão versus crime contra a honra”, “Ferramentas de enfrentamento às fake news” e “Mídias sociais no cenário eleitoral”.

Os painéis acontecerão na sexta-feira (17), a partir das 9h. Cada palestrante terá 15 minutos para expor suas ideias e compartilhar informações, experiências e conhecimentos.

A abertura oficial ocorrerá na quinta-feira (16), às 19h, com a presença da presidente do TSE, ministra Rosa Weber. Também comporão a mesa de abertura a encarregada de Negócios a.i. da União Europeia no Brasil, ministra Claudia Gintersdorfer, o vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, a diretora do Serviço de Instrumentos de Política Externa da União Europeia, Hilde Hardeman, a procuradora-geral Eleitoral, Raquel Dodge, e o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Luiz Viana Queiroz.

Ainda na quinta será realizada palestra magna proferida pelo secretário-geral da Federação Europeia de Jornalistas (EFJ), Ricardo Gutiérrez.

Todas as informações sobre o evento, incluindo a programação completa, podem ser acessadas no hotsite do Seminário Internacional Fake News e Eleições.

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação


Whatsapp Redação: (92)99191- 9814