Consumidores da região norte são os que pagam a gasolina mais cara do país. No Acre, preço pode chegar à 5 reais e 15 centavos por litro.
O levantamento é da ANP – Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e considerou os preços praticados entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro.
A região norte registrou o maior preço médio da gasolina do país: 4 reais e 30 centavos.
Lívia Ramos tem uma pequena empresa de entregas em domicílio de salada de frutas e bolos em pote na capital acreana, Rio Branco. A alta do combustível impactou as contas e ela teve que adotar novas estratégias.
No acre, o preço médio da gasolina pesquisado pela ANP em 35 postos foi de 4 reais e 74 centavos. Em alguns estabelecimentos o litro do combustível chega a ser comercializado por até cinco reais e 15 centavos: é a gasolina mais cara do país.
O professor de economia da Universidade Mackenzie Jefferson Prado, considera que o frete é o principal fator para que o preço na região norte seja tão alto.
O professor aponta duas saídas: um acordo comercial com países da fronteira, como Venezuela e Bolívia. Já a outra solução seria mais cara, porém definitiva: que é resolver o problema de infraestrutura para que o combustível possa chegar a um preço competitivo no norte brasileiro.
Já a gasolina mais barata do país está em outro estado da Amazônia Legal. No Maranhão, a média de preço do combustível foi e 3 reais e 86 centavos.
De acordo com o Governo, além da fiscalização contra as fraudes, o Maranhão tem uma das menores cobranças de ICMS sobre a gasolina no Brasil, o que ajuda a explicar os preços abaixo da média nacional.
Nesta terça-feira, o preço da gasolina fica mais caro. A Petrobras anunciou aumento de meio por cento no preço da gasolina para as distribuidoras.
Agência Brasil/Portal do Careiro