Com pouco mais de quatro meses de atividades, a Escola de Futsal do Santos Manaus segue seu trabalho de formação inicial na modalidade, visando revelar futuros craques e proporcionar um aprendizado de qualidade a garotada que busca realizar seu sonho de jogar futsal ou aprender as novas tendências do esporte na atualidade.

A escolinha funciona às segundas, quartas e sextas-feiras, das 15h às 19h, nas categorias Sub-9, Sub-11, Sub-13 e Sub-15. Aos sábados, as aulas ocorrem das 8h às 12h, com turmas no Baby, Sub-9 e Sub-11. As atividades são realizadas na quadra da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF/AM), ao lado do TCE, na Av. Efigênio Salles (V8), Parque 10 de Novembro, Zona Centro-Sul.  

Com uma vasta experiência no futsal, seja em equipes, seleções regionais, escolas particulares e com participações e títulos em diversas competições locais e nacionais, o professor Iranildo Alves, é o responsável pela formação da garotada dos Meninos da Vila Manaus. Ele aproveitou para explicar o trabalho com os alunos da escolinha.

“A metodologia que nós usamos, é que o aluno vai aprender a técnica individual, tática coletiva, usando as estratégias do jogo, todas as atividades visando melhorar dentro da quadra taticamente os seus elementos da técnica individual. Nós fazemos isso através de atividades lúdica por meio de jogos”, explicou, mas ressaltou o trabalho baseado em estudos para alcançar os melhores resultados dentro de quadra.

“Não é à toa que os grandes nomes do futebol mundial e brasileiro, a iniciação deles foi no futsal, até porque é um jogo dinâmico. Todo jogo em que se trabalha muito a consciência dentro da quadra, as tomadas de decisões são rápidas, tanto individualmente, no drible, no passar e chutar, bem como taticamente na hora de criar uma linha de passes, na hora de uma superioridade numérica no contra-ataque, tudo isso se trabalha no futsal. Se a criança faz uma base no futsal, provavelmente vai se destacar bastante no futebol de campo”.

Para Iranildo Alves, o aluno que prática a modalidade pode ainda se destacar dentre os demais atletas, pois é algo fundamental para a formação dos futuros craques. Segundo ele, o futsal tem sua importância muito além do que se imagina dentro do desporto como um todo.

“O futsal é um futebol reduzido, onde muito se questiona hoje sobre o trabalho dos melhores treinadores do mundo, por exemplo Guardiola e Mourinho, trabalharem muito a questão do jogo reduzido no futebol de campo. Se todos os pais soubessem bem, os clubes de Manaus, sendo os de tradição como Nacional, Rio Negro e Fast, eles deveriam ter no seu departamento de futebol, também um de futsal para fazer a iniciação das crianças”, alertou.

Aprendizado – Com quase um ano na Escola de Futebol Santos Meninos da Vila Manaus no campo e cinco meses no futsal da escolinha, o atacante Felipe, 13 anos, foi vice-campeão, pelo Campeonato Amazonense Sub-13, mas procura com as aulas aproveitar tudo que pode aprender.

“O futsal é muito bom para aprender os fundamentos para ajudar no campo. Procuro minha evolução, aumentar a criatividade, porque o futsal é isso, enfim, jogo fechado, onde tem que ter bastante criatividade para conseguir melhorar no campo. Todo aprendizado é bom para quem deseja ser no futuro ser um bom jogador e promissor. Aprendi muito na escolinha e para mim é a melhor de Manaus”, concluiu.

Assessoria de Comunicação da Escola de Futebol Santos Meninos da Vila Manaus

Watsapp Redação: (92)99191- 9814