Careiro – AM – O convênio N˚ 857019 com início de vigência em 2018 no valor de R$ 5.000.000,00 (Cinco milhões de reais) entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agraria (INCRA) e a Prefeitura Municipal do Careiro foi 100% liberado.
Mesmo com o dinheiro do convênio 100% liberado, a população do Projeto de Assentamento Panelão segue enfrentando sérios problemas de infraestrutura. No verão, são obrigados a conviver com a poeira intensa e a chamada “burqueira” — lama seca que se transforma em poeira fina, prejudicando a saúde e a qualidade de vida dos moradores. Já no inverno, o cenário se inverte: o atoleiro toma conta das estradas, dificultando o deslocamento e colocando em risco a vida dos que precisam sair de casa.
As crianças enfrentam dificuldades para chegar à escola e os idosos, em casos de emergência, correm o risco de não receber socorro a tempo devido às más condições de acesso. O direito de ir e vir, garantido pela Constituição, continua sendo negado aos moradores do PA Panelão.
Objetivo do Convênio: Pavimentação de 7,84 Km da vicinal principal do PA Panelão, recuperação de 6,0 km do Ramal do Pedra localizado no Espigão do Arara e a recuperação de 5,0 Km do Ramal do Batata.
Convênio:
Fonte: Portal da Transparência do Governo Federal
Da Redação, Brito do Portal do Careiro
