Careiro/AM – Nesta segunda-feira (28), um grupo de pais de alunos de diversas comunidades do município do Careiro, no Amazonas, realizou um protesto para cobrar o pagamento dos barqueiros responsáveis pelo transporte escolar de seus filhos para a escola.
Veja os vídeos disponíveis nas redes sociais do município:
Segundo os pais, há meses os condutores não recebem os valores devidos pela prestação do serviço. Sem recursos para sustentar suas famílias e quitar dívidas com postos de combustíveis e comércios locais, muitos barqueiros optaram por interromper as atividades. Como consequência, várias crianças estão sem acesso às escolas.
A situação, segundo relatos dos manifestantes, é agravada pelo medo que os barqueiros têm de se manifestar. Conforme denunciam os pais, quando os condutores questionam a gestão municipal, fazem denúncias à imprensa ou a órgãos fiscalizadores — ou até mesmo quando publicam críticas em grupos de WhatsApp ou redes sociais — acabam sendo dispensados do serviço.
Esse clima de medo e insegurança transforma os profissionais em reféns da administração pública local. “Não é uma situação nova. Há anos isso acontece, como um balde que vai enchendo até transbordar”, afirmou uma das mães presentes no protesto.
Os pais afirmam que o cenário se tornou insustentável e quem mais sofre são as crianças, que acabam privadas do direito fundamental à educação.
Da Redação, Brito do Portal do Careiro
