Operação Ágata-Jauru atua na fronteira oeste do País, contra o crime organizado e práticas ilícitas

Fonte: 13ª Bda Inf Mtz

Cáceres (MT) – 13ª Brigada de Infantaria Motorizada (13ª Bda Inf Mtz) está dando continuidade à Operação Ágata-Jauru I, junto aos Pelotões Especiais de Fronteira (PEF) subordinados, no intuito de prevenir delitos transfronteiriços na região.

Assim, durante a fase de execução, no dia 21 de março, o 1º PEF (de Corixa), deslocou parte de seu efetivo para o Posto da Receita Federal do Brasil, localizado na Fronteira Brasil – Bolívia, a fim de contribuir para a redução das atividades do crime organizado e práticas ilícitas na faixa de fronteira do estado de Mato Grosso, bem como intensificar a presença do Estado Brasileiro nessa área. Foram realizadas abordagens e revistas em carros, motocicletas, caminhões e ônibus. juntamente com os integrantes da Receita Federal.

No mesmo dia, com base no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (Decreto nº 8.903, de 17 de novembro de 2016), o 1º Grupo de Combate, do 1º Pelotão, da 1ª Companhia de Fuzileiros, realizou a escolta da equipe da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA). Nessa atividade, foi constatado o desmatamento e a extração ilegal de madeira para uso próprio na fazenda São Lucas do Guaporé. O responsável foi multado e autuado, além de ter seus materiais e equipamentos apreendidos, dentre eles, um caminhão, um reboque, um trator, motosserras e machados, além da apreensão de madeira já retirada.

No prosseguimento das ações, integrantes do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do 2º Batalhão de Fronteira realizaram vistoria técnica em locais pré-definidos no município de Cáceres (MT). Durante a fiscalização, foram lavrados autos de infração a empresas que não estavam com seus certificados válidos

Ainda nesse contexto da Ágata, o 2º Batalhão de Fronteira promoveu, no período de 21 a 23 de março, atividades cívicas em escolas públicas e privadas da cidade de Cáceres. Dentre as atividades, estão palestras sobre o ingresso nas Forças Armadas, solenidades cívicas, como o hasteamento e arriamento da Bandeira do Brasil e o canto do Hino Nacional, bem como noções de civismo. O evento que ocorreu em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvendo.

Fonte: Agência Verde-Oliva/Exército Brasileiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814

 

 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009