Manaus/AM – No Amazonas O desligamento ocorreu às 7h32. A Amazonas Energia informou que houve um desligamento “intempestivo do Linhão de Tucurui”.

De acordo com a empresa, o desligamento causou blecaute no sistema de Manaus e Interligados. Além da capital do Amazonas, outras cinco cidades foram afetadas: Manacapuru, Iranduba, Presidente Figueiredo, Parintins e Itacoatiara.

Estados afetados: O apagão elétrico de hoje tingiu também os estados: Centro-Oeste: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.

NOTA: Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

ESCLARECIMENTO – OCORRÊNCIA NO SIN EM 15.08.2023

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que hoje, dia 15 de agosto, às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O Operador, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. 

Até às 12h25 já foram recompostos  55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição concluída nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Todas as capitais do Nordeste também  já se encontram com o suprimento de energia normalizado. 

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814