quarta-feira, julho 9, 2025

Não existe o Município “de Careiro” nem “Careiro Castanho”; saiba o motivo

Careiro/AM – Esta matéria é fruto de uma pesquisa realizada por meio do Centro de Documentação e Memória da Imprensa Oficial do Estado do Amazonas e de documentos da Câmara Municipal do Careiro, disponíveis no arquivo Portal do Careiro. Contou ainda com a colaboração de Antônio Graças e Edmundo Costa, o primeiro ex-vice-prefeito do município e o segundo ex-prefeito. O objetivo é resgatar parte da história da criação do município do Careiro, com destaque para a forma correta de escrita do nome do município.

De acordo com a Lei que criou o município, a grafia oficial é município do Careiro, sem adições. No entanto, tem sido comum o uso incorreto segundo a Lei em vigor do nome do município escrito como “Município de Careiro” outros escrevem ou falam “Município do Careiro Castanho”.

A questão não é se a forma gramatical está correta ou não, mas sim vale o que na Lei Estadual nº 99, de 19 de dezembro de 1955. Essa lei é o documento legal que criou oficialmente o município, e nela consta, de forma clara, a denominação “Município do Careiro”. Portanto, enquanto essa lei não for modificada, essa é e continuará sendo a forma oficial e correta do nome do município.

Veja a Lei a baixo:

Fonte: Centro de Documentação e Memória da Impresa Oficial do Estado do Amazonas.

Lamentavelmente, devido ao desgaste do tempo, após 70 anos, a Lei encontra-se em condições precárias e necessita de restauração.

Transferência da Sede para a Terra Firme – Em 29 de janeiro de 1977, por meio do Decreto Lei nº 77, a Câmara Municipal do Careiro determinou a transferência da sede do município, que até então se situava em uma área de várzea, para a terra firme, às margens da BR-319, local onde permanece até hoje. Confira o documento histórico a de janeiro de 1977 da transferência da sede do município para terra firme, no documento também está escrito “Câmara Municipal do Careiro”.

Até os dias de hoje corretamente o Poder Legislativo tem na fachada o nome “Câmara Municipal do Careiro”.

Câmara Municipal do Careiro – Foto: @portaldocareiro

A mudança na logomarca oficial da prefeitura foi feita em janeiro de 2025 termino da administração Nathan Macena, veja nas logomarcas da Prefeitura a baixo:

Imgens Arquivo do Portal do Careiro

Então porque muitas pessoas chamam de Careiro Castanho? – A explicação está no Capítulo I da Lei Orgânica do Município, referente aos Princípios Gerais, no Parágrafo Único estabelece que a sede do Município do Careiro é a cidade do Castanho.

Por outro lado, após a transferência definitiva da sede do município do Careiro da Várzea para a terra firme, a população sentiu a necessidade de diferenciar os dois municípios.

Por conta disso, passaram a chamar o novo local de “Careiro Castanho”, apenas como uma forma de distinção. Até hoje, ainda gera confusão entre aqueles que não conhecem a história do município.

Vale ressaltar que em diversas publicações e documentos, o município é sempre referido erroneamente como Careiro Castanho, inclusive em todas as matérias publicadas pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado do Amazonas.

Se não existe o Município de Careiro, portanto não existe a Prefeitura de Careiro, o nome correto é Prefeitura Municípal do Careiro.

Colaboram com esta matérias: Antônio Graças e Edmundo Costa

Da Redação, Brito do Portal do Careiro

Brito do Portal do Careiro
Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS