Mercado Municipal de São Paulo – Mercadão SP

Foto; Edson Brito - Portal do Careiro

São Paulo/SP – O mercadão de São Paulo é visita obrigatória para turistas de todo o Brasil e de outros países, o oficialmente chamado Mercado Municipal Paulistano, conhecido por muitos apenas como Cantareira ou Mercadão é um dos mais tradicionais pontos turísticos da cidade.

Foto: Edson Brito – Portal do Careiro

Espaço Gastronômico – O Mercado conta com um espaço gastronômico, que oferece a oportunidade de degustar saborosos pratos que vão dos mais simples a receitas gourmet, tudo isso ali mesmo, enquanto se aprecia a beleza arquitetônica do Mercadão. A variedade de Restaurantes do Mercadão atraí milhares de pessoas diariamente ao local.

Foto: Edson Brito – Portal do Careiro

História Mercado do Municipal – Projetado pelo escritório do arquiteto Francisco Ramos de Azevedo em 1926, o Mercadão foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933. A execução dos vitrais foi entregue ao artista russo Conrado Sorgenicht Filho, famoso pelo trabalho realizado na Catedral da Sé e em outras 300 igrejas brasileiras. Ao todo, são 32 painéis subdivididos em 72 lindos vitrais.

O Mercado Municipal de São Paulo segue o modelo utilizado pelo Mercado Central de Berlim – um prédio coberto e dotado de torreões laterais. A influência germânica se manifesta também na planta modulada do edifício, que foi executada na Alemanha. O edifício paulistano apresenta uma construção de estrutura de concreto e alvenaria de tijolos. O prédio de estilo neoclássico com temperos gótico impressiona pela beleza.

Após o final da Segunda Guerra Mundial , com a economia brasileira aquecida, o mercado tornou-se o principal entreposto de alimentos. Entretanto, na década de 60, com a criação do Ceasa (Centro de Abastecimento de São Paulo) o comércio do mercado declinou brutalmente e o entorno tomado pela falta de segurança e de higiene, contribuíram sobremaneira, chegando a ser cogitada a sua demolição. O prédio não foi demolido, graças aos proprietários dos boxes, feirantes e simpatizantes, que lutaram por sua preservação. Para isso, inscreveram o prédio no Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado ( Condephaat ) , conseguindo recursos para restaurá-lo. Nas décadas de 1970 e 80, o local passou por duas pequenas reformas.

O prédio – Ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída às margens do rio Tamanduateí – abriga mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia em seus mais de 290 boxes. Os permissionários – nome que se dá ao lojista ou comerciante que tem a permissão de uso do espaço para comercialização dos produtos nos boxes do Mercadão – têm seus interesses representados pela Renome, uma associação de direito privado, constituída por tempo indeterminado e sem fins lucrativos.

Rua da Cantareira – Esta rua foi completamente aberta a partir do início do século XX. Antes disso ( em 1897 ) existia somente o trecho entre as Ruas Dr. Jorge Miranda e João Teodoro, e que recebia o nome de “Rua Tubarão”. Estendida no século XX até as proximidades do atual Mercado Municipal, recebeu o nome de “Cantareira”, uma referência a Serra da Cantareira, localizada na Zona Norte de São Paulo.

Região de mananciais, desde 1864 o governo cogitava captar as águas da Cantareira para sua distribuição na cidade. Organizada a extinta Companhia Cantareira de Águas e Esgotos em 1877, somente em 1881 é que o serviço foi inaugurado. Cantareira provem do nome cântaro, vaso usado de barro para transportar água. A Rua da Cantareira fica no Centro de São Paulo e é onde se encontra o Mercadão da cidade.

Horário de Funcionamento Mercado de SP

Varejo – Público Geral: Segunda a Sábado das 6h às 18h e Domingo das 6h às 16h

Atacado – Grande Quantidade: Segunda a Sábado das 22h às 6h

Matéria: Edson Brito – Portal do Careiro


Contatos do Portal do Careiro

Whatsapp Redação: (92)99191- 9814


 


Warning: A non-numeric value encountered in /home/portaldocareiro/public_html/wp-content/themes/Newspaper/includes/wp_booster/td_block.php on line 1009