quinta-feira, janeiro 15, 2026

Ibama autoriza Petrobras a perfurar poço de petróleo a 500 km da foz do rio Amazonas

A Petrobras obteve a licença do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para iniciar operação de pesquisa exploratória na Margem Equatorial. A região, localizada no norte do país, é apontada como novo pré-sal devido ao seu potencial petrolífero.O Ibama fez o anúncio no começo da tarde desta segunda-feira (20).

De acordo com a Petrobras, a sonda exploratória se encontra na região do bloco FZA-M-059 e a perfuração está prevista para começar “imediatamente”. O poço fica em águas profundas do Amapá, a 175 quilômetros da costa e a 500 quilômetros da foz do rio Amazonas.

A perfuração dessa fase inicial tem duração estimada em cinco meses, segundo a companhia. Nesse período, a empresa busca obter mais informações geológicas e avaliar se há petróleo e gás na área em escala econômica. “Não há produção de petróleo nessa fase”, frisou a Petrobras no comunicado.

A autorização foi obtida cerca de dois meses depois da última fase do processo de licenciamento, a chamada avaliação pré-operacional (APO), que consiste em um simulado de situação de emergência e plano de reação, com atenção especial à fauna.

No Brasil, o processo para obtenção de licenças ambientais ainda enfrenta entraves legais significativos. Em contraste, países como os Estados Unidos permitem perfurações em áreas como o Alasca com processos menos burocráticos e mais céleres.

Fonte: Agência Brasil/Portal do Careiro

Contatos do Portal do Careiro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814
LEIA MAIS