A presidente da Fundação Rede Brasil Sustentável, Heloísa Helena, esteve em Manaus neste fim de semana e coordenou o Seminário ‘Utilização de Recursos Naturais’. O evento integra os debates em torno de 18 eixos estratégicos para a construção de políticas públicas com o objetivo de construir um Brasil sustentável, em todas as suas nuances.
Segundo Heloísa, além da democratização do conhecimento, foram apresentadas propostas concretas para implementacão, inclusive a curto prazo, da dinamização econômica e geração de emprego com preservação ambiental.
“Os expositores foram pessoas de áreas temáticas diversificadas, como membros de universidades, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e diversas instituições públicas. A democratização do conhecimento é o que nos move”, assinalou.
O evento contou com a participação dos porta-vozes da Rede Sustentabilidade, no Amazonas, Bete Maciel e Erick Nogueira, além do deputado estadual Luiz Castro.
Os debates iniciaram em novembro, em São Paulo, com Gestão Pública e Economia. “Também já abordamos Pacto Federativo e Municipalismo, em Salvador (BA), agora debatemos a Utilização de Recursos Naturais, e dia 16 próximo vamos estar em Cuiabá (MT) com o tema Trabalho”, acrescentou Heloísa.
Foram expositores em Manaus, pela manhã, Adriana Ramos, coordenadora do Programa de Política e Direito Socioambiental do Instituto Socioambiental (ISA), organização não governamental brasileira; Ricardo Abramovay, graduado em filosofia pela Universidade de Paris X Nanterre. Mestre em política pela FFLCH/USP; Sérgio Leitão, advogado, fundador e diretor de Relacionamento com a Sociedade do Instituto Escolhas. O debate foi mediado por Muriel Saragoussi, engenheira agrônoma pela ESALQ/ USP, doutora em fisiologia vegetal opção melhoramento de plantas pela ENSAR/França.
À tarde, os palestrantes foram Anivaldo Miranda, Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e fundador da ONG ambientalista Movimento Pela Vida – Movida – a mais antiga de Alagoas; Clóvis Cavalcante, economista ecológico. Estudou economia na graduação da UFPE e na pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas (Rio) e Universidade de Yale (EUA); Marussia Whately, consultora na área de recursos hídricos e sustentabilidade. Coordena a Aliança pela Água, coalizão de organizações da sociedade para propor soluções para a crise da água em São Paulo; e Muriel Saragoussi, sob a mediação de Tacius Fernandes.
Seminários pelo País – A Fundação Rede Brasil Sustentável está realizando uma série de seminários em torno de 18 eixos estratégicos para um Brasil Sustentável. O objetivo é reunir colaboradores das mais diversas áreas de atuação e de todas as regiões do país para compartilharem reflexões, experiências e alternativas para os desafios brasileiros.
Os seminários acontecerão em diferentes cidades e serão transmitidos ao vivo pela internet. Serão convidadas pessoas de diferentes áreas temáticas, entre membros de universidades, movimentos sociais, organizações da sociedade civil e de diversas instituições públicas. Os resultados dos seminários serão sistematizados para que deles sejam extraídas diretrizes estratégicas e propostas de políticas públicas para as temáticas discutidas.
Fonte: Gabinete deputado estadual Luiz Castro
Whatsapp Redação: (92)99191- 9814